TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aglomerantes

Tese: Aglomerantes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Tese  •  1.362 Palavras (6 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

AGLOMERANTES

Aglomerante é o material ativo, ligante, em geral pulverulento( dimensões inferiores a 0,075mm), cuja principal função é formar uma pasta que promove a união entre os grãos do agregado.São utilizados a obtenção das argamassas e concretos, na forma da própria pasta e também na confecção de natas.

As pastas são misturas de aglomerantes com água.São pouco utilizadas devido os efeitos secundários causados pela retração.Podem ser utilizadas nos rejuntamentos de azulejos e ladrilhos.

As natas são pastas preparadas com excesso de água.As natas de cal são utilizadas em pintura e as de cimento em argamassas para obtenção de superfícies lisas.

1.1 Classificação

Os aglomerantes podem ser classificados de acordo com seu principio ativo:

Aéreos: endurecem pela ação exclusiva da água, como por exemplo a cal hidráulica, o cimento Portland.Esse fenômeno é denominado de hidratação.

Poliméricos: São os aglomerantes que tem reação devido a polimerização de uma matriz.

1.1.1 Conceito de pega

Define-se por pega como a perda de fluidez da pasta. Ao se adicionar, por exemplo, água a um aglomerante hidráulico, depois de certo tempo, começam a ocorrer reações químicas de hidratação, que dão origem à formação de compostos, que aos poucos, vão fazendo com que a pasta perca sua fluidez, até que deixe de ser deformável para pequenas cargas e se torne rígida.

Início de pega de um aglomerante hidráulico é o período inicial de solidificação da pasta. É contado a partir do lançamento da água no aglomerante, até ao início das reações químicas com os compostos do aglomerante.Esse fenômeno é caracterizado pelo aumento brusco da viscosidade e pela elevação da temperatura da pasta.

Fim de pega de um aglomerante hidráulico é quando a pasta se solidifica completamente, não significando entretanto que ela tenha adquirido toda sua resistência, o que só será conseguido após anos.

A determinação dos tempos de início e de fim de pega do aglomerante são importantes, pois através deles pode se ter ideia do tempo disponível para trabalhar, transportar, lançar e adensar argamassas e concertos, regá-los para execução da cura, bem como transitar sobre a peça.

1.1.2 Classificação dos cimentos brasileiros de acordo com o tempo de início de pega:

No caso dos cimentos de pega normal, o fim da pega se dá, de cinco a dez horas depois do lançamento da água ao aglomerante. Nos cimentos de pega rápida, o fim da pega se verifica em poucos minutos após seu início.

1.2 Cal

É o produto obtido pela calcinação de rochas calcárias a temperaturas elevadas.

Existem dois tipos de cal: cal aérea(cal virgem e cal hidratada) e cal hidráulica.

1.2.1 Cal Virgem

É o aglomerante resultante da calcinação de rochas calcárias (CaCo3) numa temperatura inferior a de fusão do material ( 850° a 900° C). Além das rochas calcárias, a cal também é obtida de resíduos de ossos e conchas de animais.O processo de hidratação da cal virgem é executado no canteiro de obras. As pedras são colocadas em tanques onde ocorre sua extinção ao se misturarem com a água.O fenômeno de transformação da cal virgem em cal extinta é exotérmico, ou seja se dá com liberação de energia (desprendimento de calor 250 g/cal, podendo em alguns casos a temperatura atingir 400° C, o que torna o processo altamente perigoso). Após a hidratação das pedras, o material deverá descansar por no mínimo 48 horas antes de ser utilizado na obra.

As argamassas de cal, inicialmente têm consistência plástica, mas endurecem por recombinação do hidróxido com o gás carbônico, presente na atmosfera, voltando ao seu estado inicial de carbonato de cálcio.

A cal viva ou cal virgem é distribuída no comércio em forma de pedras, como saem do forno ou mesmo moídas e ensacadas.

1.2.3 Cal Hidratada

É um produto manufaturado que sofreu em usina o processo de hidratação. É apresentada como um produto seco, na forma de um pó branco de elevada finura.A cal é encontrada no mercado em sacos de 20 kg.

A cal hidratada oferece sobre a cal virgem algumas vantagens, entre elas:

• Maior facilidade de manuseio, por ser um produto pronto, eliminando do canteiro de obras a operação de extinção;

• Maior facilidade de transporte e armazenamento.

1.2.4 Cal Hidráulica

Este tipo de cal é um aglomerante hidráulico, ou seja endurece pela ação da água e foi muito utilizada em construções antigas sendo posteriormente substituída pelo cimento Portland.

1.2.5 Aplicação da Cal

A cal pode ser utilizada como único aglomerante em argamassas para assentamento de tijolos ou revestimento de alvenarias ou em misturas para obtenção de blocos de solo/cal, blocos sílico/calcário e cimentos alternativos.

Este material possui grãos muito finos, capacidade de proporcionar fluidez, coesão ( menor suscetibilidade à fissuração) e retenção de água, a cal melhora a qualidade das argamassas.Confere uma maior plasticidade as pastas e argamassas, permitindo que elas tenham maiores deformações, sem fissuração do que se tivesse somente cimento Portland.As argamassas de cimento, contendo cal, retêm mais água de amassamento portanto permitem uma aderência melhor.

É amplamente utilizada dissolvida em água, para pinturas na proporção de aproximadamente 1,3 gramas por litro de água.A esta solução denomina se nata de cal, e sua utilização é conhecida como caiação.As tintas de cal, além do efeito estético, têm, também efeito asséptico devido a alta alcalinidade(PH alto).

1.3 Gesso

Dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com