TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aglomerantes E Agregados

Dissertações: Aglomerantes E Agregados. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  2.569 Palavras (11 Páginas)  •  7.066 Visualizações

Página 1 de 11

AGLOMERANTES (CIMENTO PORTLAND E CAL) E AGREGADOS (AREIA E BRITA)

1. INTRODUÇÃO

Há materiais de construção que podem ser obtidos diretamente da natureza, outros dependem de processos de fabricação mais complexos. Dentre os materiais mais utilizados na construção civil encontramos os aglomerantes: Cimento Portland e a Cal; e os agregados: Areia e Brita.

Por meio deste trabalho, têm-se a intensão de apresentar de forma clara e objetiva, informações e conhecimentos voltados para tais materiais, e ainda mais, trazer relatos e anexos relacionados à visita técnica desta matéria, do dia 26/02/2013 ao Rio Potengi, à cerâmica Tecnocerâmica e por fim, a britadeira Natal Britas.

2. AGLOMERANTES

Materiais ativos, ligante, em geral pulverulento, os aglomerantes têm como função formar uma pasta capaz de provocar a aderência dos materiais. Aglomerantes podem ser aéreos, hidráulicos ou poliméricos.

2.1 Cimentos Portland

A denominação "cimento Portland", foi dada em 1824 por Joseph Aspdin, um químico e construtor britânico. No mesmo ano, ele queimou conjuntamente pedras calcárias e argila, transformando-as num pó fino. Percebeu que obtinha uma mistura que, após secar, tornava-se tão dura quanto às pedras empregadas nas construções. A mistura não se dissolvia em água e foi patenteada pelo construtor no mesmo ano, com o nome de cimento Portland, que recebeu esse nome por apresentar cor e propriedades de durabilidade e solidez semelhantes às rochas da ilha britânica de Portland.

Composto de clínquer e adições, o cimento Portland, é um ligante hidráulico, ou seja, sua composição reage na presença de água, endurecendo. A mistura britada, moída e aquecida de Calcário e argila, se transforma em clínquer, a mistura essencial para a fabricação do cimento. As adições são outras matérias-primas adicionadas ao clínquer durante a sua moagem, garantindo, a cada tipo diferente adicionado, uma característica e uma especialidade também distintas. Essas outras matérias-primas são o gesso, as escórias de alto-forno, os materiais pozolânicos e os materiais carbonáticos. Sendo o gesso, uma adição presente em todos os tipos de cimento Portland, embora em quantidade pequena, cerca de 3% em proporção com o clínquer.

O cimento Portland não pode ser fabricado de acordo com a vontade unilateral do produtor, é necessário adequar-se para atender às normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que define, não somente as características e propriedades mínimas que o cimento Portland deve apresentar, como também, os métodos de ensaio empregados para verificar se esses cimentos atendem às exigências das respectivas normas.

Com o passar do tempo às propriedades físico-químicos do cimento Portland tem evoluído constantemente, inclusiva com o emprego de aditivos que melhoram as características do cimento. Hoje, é normalizado e existem nove tipos no mercado:

* CP I – Cimento Portland comum

* CP II-E– Cimento Portland composto com escória

* CP II-Z – Cimento Portland composto com pozolana

* CP II-F – Cimento Portland composto com fíler

* CP III – Cimento Portland de alto-forno

* CP IV – Cimento Portland Pozolânico

* CP V-ARI – Cimento Portland de alta resistência inicial

* RS – Cimento Portland Resistente a Sulfatos

* BC – Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação

* CPB – Cimento Portland Branco

Aos cimentos que tem como adições apenas o gesso, é o cimento Portland comum, o primeiro cimento Portland lançado no Brasil. Já o cimento Portland composto, sua composição é intermediária entre os cimentos Portland comuns e os cimentos Portland com adições (alto-forro e pozolânico). O Cimento Portland de Alta Resistência Inicial têm como principal característica, como diz o próprio nome, a peculiaridade de atingir alta resistência já nos primeiros dias de aplicação. Isso graças à utilização de uma dosagem diferente de calcário e argila na produção do clínquer, pela moagem mais fina do cimento, de modo que, ao reagir coma água, ele adquira elevadas resistências, com maior velocidade. O Cimento Portland Branco, que se destaca pela cor, possui esse artifício graças à matérias-primas com baixos teores de óxidos de ferro e manganês e por condições especiais durante a fabricação, especialmente com relação ao resfriamento e à moagem do produto.

PROPRIEDADES FÍSICAS

As propriedades físicas do cimento Portland são consideradas sob três aspectos distintos; propriedades do produto em sua condição natural, em pó, da mistura de cimento e água e proporções convenientes de pasta e, finalmente, da mistura da pasta com agregado padronizado – as argamassas.

As propriedades da pasta e argamassa são relacionadas com o comportamento desse produto quando utilizado, ou seja, as suas propriedades potenciais para a elaboração de concretos e argamassas. Tais propriedades se enquadram em processos artificialmente definidos nos métodos e especificações padronizados, oferecendo sua utilidade quer para o controle de aceitação do produto, quer para a avaliação de suas qualidades para os fins te utilização dos mesmos.

* Densidade

A densidade absoluta do cimento Portland é usualmente considerada como 3,15, embora, na verdade, possa variar para valores ligeiramente inferiores. A utilidade do conhecimento desse valor se encontra nos cálculos de consumo do produto nas misturas geralmente feitas com base nos volumes específicos dos constituintes. Nas compactações usuais de armazenamento e manuseio do produto, a densidade aparente do mesmo é da ordem de 1,5.

Na pasta do cimento, a densidade é um valor variável com o tempo, aumentando à medida, que progride o processo de hidratação. Tal fenômeno; de natureza extremamente complexa, é conhecido pelo nome de retração.

* Finura

A finura do cimento é uma noção relacionada com o tamanho dos grãos do produto. É usualmente definida de duas maneiras distintas: pelo tamanho máximo do grão, quando as especificações estabelecem uma proporção em peso do material retido na operação de peneiramento em malha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com