TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agregados Para Concretos

Trabalho Escolar: Agregados Para Concretos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  938 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Através deste ensaio realizado em laboratório, e pesquisas bibliográficas, introduzimos conhecimentos inerentes aos Agregados e sua importância na Construção Civil, causando um grande impacto e avanço nos métodos utilizados atualmente, onde consequentemente gera economia, oferece qualidade relativamente compatível em suas diversas formas de misturas, e reduz o impacto ambiental. Grande aliado do Cimento Portland, hoje com pesquisas e experiências, nota-se a grande importância desse material no dia a dia dos profissionais engenheiros e construtores.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

DEFINIÇÕES

AGREGADOS

Fragmentos originados de ações mecânicas do homem sobre o meio natural, a “rocha”, por meio de implosões, onde, inicialmente com intuito em gerar economia com a mistura ao cimento Portland, dando-lhe “corpo”, percebeu-se uma função importante no que se diz respeito à resistência ao desgaste do concreto preparado, agregando economia e sustentabilidade, pois pode chegar a 80% do material final produzido.

OBTENÇÃO DOS AGREGADOS

Alguns são obtidos por extração direta dos rios, por meio de dragas (areias ou seixos), e as vezes de minas (areias). Devem sofrer um beneficiamento, que consiste em lavagem e classificação. A pedra britada é obtida por redução de pedras maiores, é feita trituração em aparelho especial, os britadores, que podem ser Giratórios, de Rolo, de Martelos ou pelas peneiras vibratórias que são as mais modernas.

São definidos através do diâmetro obtido em ensaios, segundo normas da ABNT, em:

AGREGADOS MIÚDOS: Entende-se por agregado miúdo ou corrente a areia natural quartzosa ou pedrisco resultante do britamento de rochas estáveis, com tamanhos de partículas tais que no máximo 15% ficam retidos na peneira de 4,8 mm.

AGREGADOS GRAÚDOS: O Agregado Graúdo é um pedregulho natural, seixo rolado ou pedra britada, proveniente do britamento de rochas estáveis, com um máximo de 15% passando na peneira de 4,8 mm. São provenientes de rochas estáveis, isto é, inalteráveis sob a ação do ar, água ou do gelo. Devem ser desprezados agregados de rochas feldspáticas ou de xisto, que se decompõem sob ação do ar ou da água. No Brasil são obtidas principalmente pela trituração mecânica de rochas de granico, basalto e gnaisse. Admitem-se, por motivos econômicos de emprego, britas provenientes de outras rochas, como: diorito, gabro, diábase, calcário, quartizito e arenito.

MÉTODOS DE CLASSIFICAÇÃO DOS AGREGADOS

PENEIRAMENTO: método realizado com peneiras com malhas de diferentes tamanhos, classificando uma determinada amostra do material em uma série padrão, retira-se assim desses resultados a curva granulométrica.

Obs.: onde L determina o tamanho das malhas utilizadas no procedimento.

Tabela 1 - Peneiras

GRANULOMETRIA: é a determinação das dimensões das partículas do agregado, distribuindo a porcentagem dos diversos tamanhos dos grãos, através da curva granulométrica, em planilha e gráficos.

MÓDULO DE FINURA: é a soma de todos os percentuais obtidos nas peneiras da série normal, dividida por 100, quanto maior o módulo de finura, mais grosso será o solo.

CLASSIFICAÇÃO DE DUFF ABRAMS:

Areia Grossa MF > 3,90

Areia Média 3,90 < MF > 2,40

Areia Fina MF < 2,40

MATERIAIS E MÉTODOS EXPERIMENTAIS

ENSAIO AGREGADOS PARA CONCRETO

MATERIAIS UTILIZADOS

• Areia.

• Pedra Brita.

• Balança.

• Recipiente para pesagem e descarte de material.

• Estufa.

• Peneiras padronizadas.

• Escova de aço e nylon.

• Mesa vibratória

PROCEDIMENTOS

1- Isoladas anteriormente, duas amostras de materiais (areia e brita), e passadas separadamente pela estufa para eliminação de umidade.

2- Primeiramente foi pesada em balança uma amostra de areia (1 kg).

3- Colocada a amostra em peneiras, recém-ajustadas em ordem crescente de tamanho.

4- Deixado o conjunto em mesa vibratória por cinco minutos.

5- Retirado o conjunto, colocado o material retido de cada peneira em recipiente plástico já pesado e tarado anteriormente.

6- Feito a pesagem, retirados os valores, foi retornado o material a outro recipiente plástico.

7- Colocados os respectivos valores em planilha, para futura análise de curva granulométrica (tabelas e gráficos anexos).

8- Repetido o procedimento com o segundo material, a pedra brita, onde um aluno realizou a pesagem.

DADOS EXPERIMENTAIS

ENSAIO 1 - AREIA

Nº PENEIRA PESO RETIDO (G) % RETIDA % RETIDA ACUMULADA

4 4,750 mm 0 0 0

10 2,000 mm 14 1,4 1,4

30 0,600

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com