TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE RESISTENCIA E DURABILIDADE DE CONCRETO COM SUBSTITUIÇÃO DE AGREGADO MIÚDO POR CINZA DE CANA-DE-AÇÚCAR

Por:   •  5/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.259 Palavras (14 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ - UNICESUMAR[pic 1][pic 2]

ENGENHARIA CIVIL – 3º ANO MATUTINO –TURMA B

EDUARDO ERNEGA DO NASCIMENTO

LUCAS RAFAEL DE MELO

ANÁLISE DE RESISTENCIA E DURABILIDADE DE CONCRETO COM SUBSTITUIÇÃO DE AGREGADO MIÚDO POR CINZA DE CANA-DE-AÇÚCAR

MARINGÁ

2015

[pic 3][pic 4]

EDUARDO ERNEGA DO NASCIMENTO[pic 5]

LUCAS RAFAEL DE MELO

ANÁLISE DE RESISTENCIA E DURABILIDADE DE CONCRETO COM SUBSTITUIÇÃO DE AGREGADO MIÚDO POR CINZA DE CANA-DE-AÇÚCAR

[pic 6]

MARINGÁ

2015

        

        SÚMARIO[pic 7][pic 8]

1.INTRODUÇÃO        5

1.1 JUSTIFICATICA        7

2. OBJETIVOS        8

2.1 OBJETIVO GERAL        8

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        8

3. REVISÃO DE LITERATURA        9

3.1 CANA-DE-AÇÚCAR NO TERRITÓRIO NACIONAL         9

3.2INDICADORES SUSTENTÁVEIS PARA A UTILIZAÇÃO DE CINZA DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR        10

3.3 CONCRETO CONVECIONAL        12

3.4 CUSTO/BENEFÍCIO DA SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO AGREGADO MIÚDO PELA CINZA        13

4. MÉTODOS E TÉCNICAS        14

4.1 - COLETA DA CINZA DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR        14

4.2-ENSAIO GRANULOMÉTRICO DA CINZA DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR

        14

4.2.1 –Introdução .        14

4.2.2 - Equipamentos        14

4.2.3 - Procedimentos.        14

4.3 TRAÇO E DOSAGEM DE CONCRETO COM SUBSTITUIÇÃO DE AGREGADO MIÚDO POR CINZA DE BAGAÇO DE CANA        17

4.4 PRODUÇÃO DOS CORPOS-DE-PROVA        18

4.5 TESTE DE CONSISTÊNCIA SLUMP TEST        18

4.6 ENSAIO DE RESISTÊNCIA A COMPRESSÃO        19[pic 9]

5. REFERÊNCIAS        21

[pic 10]

1.INTRODUÇÃO[pic 11][pic 12][pic 13]

O processo de evolução humana está intrinsecamente ligado a utilização de materiais e ao desenvolvimento de técnicas para seu aperfeiçoamento. Esta passagem da humanidade é vista por exemplo como Idade da Pedra ou Idade do Bronze, ou seja, de acordo com o grau de desenvolvimento do homem. Um dos principais fatores inseridos neste avanço da civilização foi o aperfeiçoamento de técnicas construtivas de suas moradias (CASTRO, 2013).

Por um vasto período de tempo, em seu processo construtivo, o homem utilizou-se apenas de materiais em sua forma natural, como a madeira, a pedra e o barro, sendo utilizados até o memento que isso não seria suficiente e esses materiais deveriam ser adequados a sua necessidade. Conforme Bauer (2003, p.2), as exigências do homem foram aumentando, o que demandava materiais com maior resistência e durabilidade.

Desta forma, pode-se interligar a explosão na construção civil principalmente ao desenvolvimento do cimento no século XVIII, o qual a partir de sua ligação com agregados inertes desenvolviam alta resistência e eram de fácil moldagem.No século XX, o passo seguinte que impulsionou de forma descomunal as construções e possibilitou feitos ainda não imaginados, foi o emprego do aço em estruturas, convencionando-se assim, estruturas de concreto armado e subsequente o concreto protendido.

De acordo com dados fornecidos por Pedroso (2009),é estimado que 11 bilhões de toneladas de concretosão consumidos anualmente, o que seria equivalente a um total de 1,9 toneladas de concreto por habitante na terra, sendo esse consumo apenas inferior que o consumo de água. No Brasil, estima-se que são produzidos cerca de 30 milhões de metros cúbicos em centrais de dosagem. Este elevado consumo de concreto, ocasiona uma demanda crescente por recursos naturais como fonte de matéria-prima, tanto para produção do cimento, como agregados e outros componentes que o constituem.

Um dos principais fatores causados pela excessiva demanda de matéria-prima são os impactos causados ao meio ambiente, tanto por sua extração, por serem fontes finitas, como por seu processo de desenvolvimento. Desta maneira, muitos estudos e diretrizes tem sido adotados afim de que tais impactos possam ser minimizados, abordando pincipalmente novas alternativas de materiais que apresentem menor impacto, a reciclagem e a reutilização de materiais.

No concreto, por exemplo, podem ser empregues medidas de substituição de seus constituintes, adições que proporcionem melhor rendimento ou utilização de tecnologias mais limpas para seu desenvolvimento. No Brasil, uma alternativa encontrada para tornar a construção mais sustentável, pode ser a substituição parcial de agregado miúdo por cinza proveniente da queima da cana-de-açúcar.

Esta alternativa pode ser considerada viável devido o Brasil ser o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, o que consequentemente ocasiona uma maior produção de cinza, produzindo uma proporção de 25 kg de cinza para cada tonelada de bagaço queimado. Segundo Lima et al(2009, p.88), há possibilidade real de substituir a areia em produtos cimentícios por resíduos da queima de cana-de-açúcar, afim de que sejam produzidos materiais para construção.

  1. JUSTIFICATICA

Baseando-se nos estudos de Andrade et al. (2007), é possível notar grande potencial de aproveitamento na substituição de areia natural por cinzas para fim de produção de materiais a base de cimento Portland. Este grande potencial de aproveitamento pode ser constatado devido a vultuosidade da produção de cana-de-açúcar no Brasil e a elevada utilização de areia natural na construção civil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (302.7 Kb)   docx (141 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com