TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agua

Resenha: Agua. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Resenha  •  1.947 Palavras (8 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 8

nde a água é encontrada no nosso organismo e qual sua função:

A água é considerada o segundo nutriente mais importante para o organismo, só perdendo para o oxigênio.

O corpo de uma pessoa saudável contém em média 60% de água distribuída no interior das células, entre os tecidos e circulando pelas veias e artérias ajudando na formação do sangue, além de participar da formação de parte de todas as secreções glandulares do corpo.

A água participa de várias funções no organismo:

- As vitaminas, proteínas, carboidratos e sais minerais são levados através do organismo graças à água.

- Resíduos como a ureia que é filtrada pelos rins e eliminada pela urina também é transportada pela água.

- A regulação da temperatura, eliminando o excesso de calor através da transpiração e a perda de água insensível presente no organismo também são efetuados pela água.

O organismo apresenta uma quantidade constante de água, mantendo um equilíbrio entre a quantidade excretada por meio da urina, fezes, suor, vapor da respiração, perdas insensíveis e a água adquirida pela ingestão dos alimentos e o consumo no decorrer do dia.

É recomendada a ingestão diária de no mínimo 8 a 10 copos de água pura, sem contar o consumo de sucos, refrigerantes, chás e café para manter o equilíbrio do organismo. É bom lembrar que a água não possui nenhum valor calórico, portanto pode ser ingerida em grande quantidade, pois, não causará aumento de peso.

Assim como no caso da fome que possui o mecanismo que gera a saciedade, existe o centro regulador do consumo de água, conhecido como centro da sede. Esse sensor irá atuar quando houver diminuído a quantidade de água circulante no organismo e aí sente-se sede.

Um corpo sempre bem hidratado terá uma aparência mais jovem, uma pele e cabelos mais saudáveis, será menos suscetível a doenças e problemas no aparelho digestivo e urinário. Mantenha sempre ao seu lado uma garrafa de água para aumentar seu consumo diário e manter sua hidratação adequada.

A Importância da Água no Corpo Humano

A água é o principal constituinte das células humanas e está presente em todos os processos fisiológicos e bioquímicos que ocorrem no nosso corpo. A água permite a regulação da temperatura corporal, é responsável pela eliminação de toxinas (através da urina e do suor) e representa cerca de 95 % do plasma sanguíneo que transporta oxigênio e nutrientes até às células. Somos feitos de água Nutrientes e oxigênio a caminho das células. A água ajuda a desintoxicar o organismo, ajuda a prevenir doenças e contribui para o nosso bem-estar. Somos feitos de água ao nascer, um bebe é constituído por mais de 70 % de água. À medida que crescemos, esta percentagem desce gradualmente, à medida que vamos acumulando gordura. Ainda assim, o organismo de um adulto é constituído por cerca de 60 % de água, que se encontra dentro e fora das células.

Cada célula é constituída por 70 a 85 % de água, sobrevivendo num meio também aquoso. E, sendo os diferentes tecidos e órgãos conjuntos de células, estes também são compostos por água. Além de ser o principal constituinte do corpo, a água desempenha ainda uma série de funções: permite-nos movimentarmo-nos, lubrificando as articulações e tonificando os músculos; regula a temperatura corporal interna através da transpiração; e, durante a gravidez, é o principal constituinte do líquido amniótico que protege e nutre o bebe. Mas as funções da água não ficam por aqui.

Nutrientes e Oxigênio a Caminho das Células

Sem água não seria possível transportar o oxigênio e os nutrientes até às células. O plasma do sangue é o meio através do qual circulam os nutrientes e o oxigênio ı é constituído por 95 % de água. Por isso, quando não há água ou quando esta é escassa, o transporte vital de energia e de outros elementos indispensáveis ao funcionamento das células fica imediatamente comprometido. Sem energia nem nutrientes, as células, os órgãos e todos os sistemas do corpo deixariam de funcionar.

A Água Ajuda a Desintoxicar o Organismo

Os alimentos que ingerimos diariamente contribuem para a produção de toxinas que circulam no sangue. Quando não são eliminadas, estas substâncias vão intoxicando o organismo, contribuindo para o envelhecimento e causando doenças, nomeadamente as de origem cancerígena. Os rins são os responsáveis pela eliminação destas substâncias nocivas. Filtram o sangue e neles é formada a urina, que vai para a bexiga até ser excretada para o exterior. Os rins filtram cerca de 57 litros de sangue por hora, separando as substâncias que devem ser reabsorvidas das que devem ser eliminadas pelo organismo e gerindo a quantidade de água disponível, de modo a manter o equilíbrio hídrico e o bom funcionamento de todas as células.

Se bebermos a quantidade de água recomendada, não sobrecarregamos este órgão. Facilitaremos, assim, o trabalho dos rins, uma vez que a água contribui para a dissolução das toxinas, o que permite uma eliminação mais fácil.

A água ajuda a prevenir doenças e contribui para o nosso bem-estar

A água desempenha ainda um importante papel, no que respeita à prevenção de doenças e ao bem-estar

geral:

- hidrata o corpo a partir do interior, contribuindo para que a pele se mantenha saudável, lisa e

suave;

- evita perturbações do trânsito intestinal, como a prisão de ventre;

- ajuda a fortalecer as defesas naturais;

- ajuda a prevenir a formação de pedras nos rins e contribui para a redução do risco de infecções

urinárias;

- ajuda a melhorar a capacidade de concentração, de raciocínio… e até favorece o bom humor!

Quantidade de Liquidos que o Atleta deve ingerir:

Os líquidos são medidos em mililitros (mL). A forma mais fácil de saber que quantidade de líquidos deverá ingerir é pesando-se antes e depois do exercício. O peso que perder durante a prática do exercício é a quantidade de água que terá de ingerir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com