TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ainda Nao Tenho Trabalho

Trabalho Universitário: Ainda Nao Tenho Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

Organizações Virtuais:

Baseada na concorrência globalizada, busca estar atuando em todas as partes do mundo. E para isso, procuram formar parcerias nas áreas de Marketing e manufatura, que lhes proporcionam a redução de trabalho e custos em outros países. Cada vez menos dependem de espaço físico.

ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM

Desde a década de 60 o tema de aprendizado tem se acentuado em pesquisas de diversas áreas, principalmente na de psicologia comportamental, da cibernética e na de teoria das organizações. As organizações tem um aparato significativo, que inclui cultura, história, memória, normas e procedimento.

Segundo Flenry (1995) as organizações de aprendizagem inserem-se no contexto de uma reflexão dos processos de mudança organizacional. Para essa autora chega a ser redundante ressaltar a necessidade de mudanças onde se vivi em constante transformação, As mudanças organizacionais efetivas são assimiladas na literatura porque são as que promovem mudanças nos seus padrões de desempenho. Trata-se do processo do aprendizado contínuo ou permanente organizacional Garvin (1993) participa desse conceito ao definir as organizações da aprendizagem com as que adquirem a capacidade de criar, adquirir e transferir conhecimentos para modificar seus comportamentos e para refletir esses novos conhecimentos insights.

Outro que se associa a esse conceitos é Senge (1993) ao ressaltar que o ser humano nasce motivado a aprender, explorar e experimentar, porém , as instituições em geral são orientadas mas pelo controle e os indivíduos por referências de padrões estabelecidos, o que lhes permiti recompensar no desempenho das pessoas pela obediência e não pelo desejo de aprender.

Gara Fleury (1995) as definições mas correntes de uma organização que aprende ressaltam a sua capacidade de adaptação as taxas aceleradas de mudanças no mundo de hoje. Devem as organizações que aprendem ser criativas e produtivas.

Assim, a capacidade de instituições se adaptarem é um pressuposto para o desenvolvimento do que o autor chama de cinco disciplinas fundamentais, segundo Senge (1993), para auxiliar o processo de aprendizagem e inovação descritas no quadro a seguir:

1ª ) O domínio pessoal > capacidade de auto conhecimento para esclarecer e aprofundar a visão que tem dos seus objetivos.

2ª) Os modelos Mentais > Padrões de referências, Paradigmas, generalizações, imagens, são visões preconcebidas clarificam como se interpreta o mudo e a conduta das pessoas em referência a padrões.

3ª) Visões Partilhadas > Quando se parte de um objetivo comum que se constroem de forma partilhada uma visão de futuro e isto, as motiva a aprenderem visões partilhadas.

4ª) O processo de aprendizado em grupo > Considera que as abilidades de uma equipe te trabalho ultrapassam as aptidões individuais; desenvolvem capacidade de ação e de coordenação . O aprendizado em grupo pressupõe o diálogo para trocar idéias e elaborar uma "Lógica Comum".

5ª) Pensamento sistêmico > Capacidade de estar sempre transcendendo nas limitações posicionais e desafiar-se a compreender as ligações invisíveis e as inter-relações que caracterizam os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com