TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetizaçao E Linguistica

Pesquisas Acadêmicas: Alfabetizaçao E Linguistica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2013  •  854 Palavras (4 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 4

Scipione, 1989. P. 15-49

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Lingüística. São Paulo: Editora APRESENTAÇÃO DO TEXTO

O texto a linguística e o ensino de português é um texto que fala sobre a carência da linguística no ensino do português e ensina os pontos aonde podem ser aplicadas melhorias para um ensino do português com maior eficiência e eficácia, fato que não ocorre como evidência o autor ao longo das páginas do texto.

também uma impessoalidade do narrador ao de correr das 34 páginas lidas

No inicio do texto é notado a posição do autor como narrador personagem, pois ele explica alguns fatos a partir de experiências próprias, porém é notada RESUMO DO TEXTO

da instituição

O capítulo 1 (A linguistica & o ensino do português) do livro alfabetização e linguistica inicia-se com uma apresentação de uma “típica” criança com idade entre 03 e 07 anos no processo de pré-ingresso na escola. O autor explica como a criança adquire a capacidade de expressar-se pela linguistica de forma nativa e como trilhou esse caminho, mesmo sem ter sido alfabetizada. Ainda no inicio do texto ele expõe a fragilidade da escola ao receber crianças de variadas condições de interação social, sem que para isso ocorra um preparo

No prosseguimento do capitulo o autor explica o que a escola ensina e critíca a forma como somos avaliados e ensinados a lingua portuguesa, desde as séries inicias ao final do ensino médio. Ele mostra como aprendemos pouco durante vários anos de estudo e como as escolas mesmo que ingenuamente tem dificuldade para avaliar o quanto uma criança em processo de alfabetização conseguiu aprender. O autor ensina que: “ensinar português é mostrar como funciona a linguagem humana”, em uma critica Cagliari expõe que ao aluno não se ensina corretamente como ele fala, qual o valor funcional dos segmentos fônicos da lingua nativa e a composição sintática e morfológica desta, a semântica e etc. Para o autor falta à escola distinguir os problemas de fala dos problemas de escrita, pois a fala apresenta uma infinidade de dialetos e a escrita ortográfica é o unico uso da lingua portuguesa que não admite variação.

Na metade do capítulo Caglairi explana sobre o certo o errado e o diferente e utiliza esse termo para mostrar como a avaliação escolar é um problema específico, para ele a estrutura linguistica possui sim certo e errado, mas, com relação às comunidades falantes não pode se avaliar o certo ou o errado linguisticamente e somente o diferente. Para o autor a fala possui aspectos não revelados pela escrita e a escrita possui aspectos inutilizavéis pela linguagem oral.

No final do capitulo é explicado como a linguistica deve ser utilizada para auxiliar o ensino do português da forma que o professor de português deve conhecer da disciplina e junto com o linguista adequar para assim exprimir do aluno o verdadeiro conhecimento.

É explicado ainda que a linguistica é o estudo científico da linguagem e as divisões da linguisticas em : Fonética(estuda os sons da fala), Fonologia, Morfologia, Sintaxe, Semântica, Pragmática, Análise do discurso, Psicolinguística, Sociolinguística.

Cagliari é bastante feliz nas suas afirmações sobre a incoerência do ensino do português

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com