TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfred Marshall

Artigo: Alfred Marshall. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  915 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

Alfred Marshal, foi um dos principais economistas do seu tempo. Os “Principios de Economia de Marshall” constituem, associado a “A Riqueza das Nações” de Adam Smith, e os “Princípios de Ricardo”, um dos grandes divisores de água no desenvolvimento das ideias econônimas, representando a transição da antiga para a moderna Economia. Na história do pensamento econômico, Marshall é considerado o chefe da chamada “escola neoclássica de cambridge”. Marshal nasceu em Londres em 26 de julho de 1842, cresceu em um pequeno subúrbio londrino chamado Clapham, desde pequeno na escola de ele mostrou uma grande habilidade em matemática. Marshal tinha um sonho de ser ministro americano, mas acabou indo cursar matemática e seguiu a carreira acadêmica, logo em seguida lecionou Economia Política, uma de suas alunas era Mary Payley, uma das primeiras mulheres inglesas a alcançar um grau universitario, os dois casaram_se em 1877, forçando Marshal a abandonar o posto em razão as regras da universidade. Ele tornou-se diretor da University College, em Bristol, lecionando novamente sobre economia política. Em dezembro de 1884, após a morte de Henry Fawcett, Marshel retornou a Cambridge, como professor de economia política, lá ele procurou criar um novo tripos para a economia, o que só conseguiu em 1903. Até então, a economia era ensinada sob os triposes de Ciências Morais e Históricas, que não propiciavam a Marshall o tipo de estudante que ele queria. De 1890 a 1924 ele foi um fundador respeitado da profissão econômica, seus alunos tornaram-se figuras proeminentes na economia, seu mais importante legado foi criar para os futuros economistas uma profisão respeitada academica e cientificamente pelo restante do seculo XX.

2. OBRAS DE ALFRED MARSHALL

Marshal escreveu vários textos sobre o comércio internacional e alguns desses textos foram publicados como obras, em 1879 publicou 3 livros (Teoria Pura do Comércio Exterior, Teoria Pura dos Valores Internos e Elementos da Economia e da Indústria), contudo seu primeiro livro foi escrito junto a sua esposa, o “Economia da Industria”. Em 1881, começou a trabalhar em sua obra seminal, “Os Princípios da Economia”. O seu plano para a obra se estendeu para uma compilação com dois volumes de todo o pensamento econômico; o primeiro volume foi publicado em 1890 sendo aclamado mundialmente, o que o colocou entre os principais economistas de seu tempo e nas décadas seguintes trabalhou para lançar o seu segundo volume, 1919 aos 87 anos de idade publicou “Indústria e Comércio” mas não alcançou tantos elogíos quanto aquele. Em 1923 publicou “Moeda, Credito e Comercio”

3. CONTESTO HISTÓRICO

Na época em que Marshal estava trabalhando passava-se o período de incertezas a teorias Marxistas, e das teorias neoclássicas que eram divididas em 4 escolas; Viana, a teoria do valor equilíbrio, onde a base fundamental dessa teoria é o fato de nada ter valor próprio, ou seja as coisas não tem valor, os indivíduos dão valor as coias mediante suas próprias necessidades e a sua quantidade, o valor real é a utilidade e o interesse que cada coisa tem para as pessoas, tendo em conta sempre a dualidade, (beneficios-custos). A neoclássica sueca integra a análise monetária e a análise real. Mais tarde, Marshal tenta provar de que forma o livre funcionamento das relações comerciais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com