TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida e trabalho de Alfred Marshall

Bibliografia: Vida e trabalho de Alfred Marshall. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Bibliografia  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 2

A vida e a obra de Alfred Marshall

Alfred Marshall pertence à linhagem dos grandes mestres fundadores da Economia Política Econômica inglesa como, por exemplo, Adam Smith e David Ricardo. Marshall teve uma vida tranquila, era professor e um economista inovador. Ele foi influenciado por diversos autores e também influenciou muitos outros autores com suas duas grandes obras da literatura econômica: Princípios de Economia e Economia da Indústria. Foi considerado o chefe da chamada “Escola neoclássica de Cambridge” título, aliás, a que ele jamais arrogou, embora fosse consciente de sua posição hegemônica no mundo anglo-saxônico, o que explica muito do que ele fez e do que se omitiu.

Quem foi Alfred Marshall

Alfred Marshall nasceu em 26 de julho de 1842 em Clapham, Londres. Eleera filho de William Marshall e Rebeca Oliver e pertencia a classe média. Willian Marshall queria que seu filho se tornasse um clérigo e dessa maneira, Alfred Marshall foi criado com traço anglicano, severo, ascético e antifeminista provindos de seu pai, com a finalidade de ordenação clerical, que não aconteceu.

Seu pai foi um homem de caráter resoluto e dominador, um evangelista e antifeminista militante. Ocupou uma posição de certo relevo de Caixa do Banco da Inglaterra e pode proporcionar ao filho uma infância relativamente confortável, mas exerceu arbitrária influência nos primeiros estágios da educação de Marshall, financiada por “bolsas”, auxílio de parentes e aulas particulares. Como o rigoroso homem que era, obrigava o filho a estudar até altas horas, a aprender hebraico (que era necessário para a carreira eclesiástica) e o proibia de praticar Matemática e xadrez. Marshall desrespeitava as ordens do pai em relação à matemática, mas as respeitou em relação ao xadrez. Todo esse controle e repressão maternal afetaram muito Marshall, fazendo o menino sentir temor à indolência e à ociosidade. Estudou letras e línguas clássicas e, devido a seu bom desempenho no curso que abrangia Matemática até o nível de cálculo diferencial, ele ganhou odireito a uma “bolsa” de estudos clássicos na Universidade de Oxford, requisito básico para a carreira eclesiástica, mas Marshall se rebelou contra a vontade do pai e recusou a “bolsa”. Ao invés de ir estudar na Universidade de Oxford, foi fazer um curso superior de Matemática no St. John's College da Universidade de Cambridge, com dinheiro emprestado do tio, o qual pagou, após se formar, com dois anos de aulas particulares de Matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com