TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentação Equilibrada

Trabalho Escolar: Alimentação Equilibrada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  2.549 Palavras (11 Páginas)  •  2.397 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Distúrbio alimentar é uma grande modificação na alimentação, essa modificação pode ser a nível metabólico, ou psicológico ou outro.

Há vários motivos para que hajam estas alterações na alimentação.

Causas do distúrbio:

• Genética;

• Pressão da parte dos media para ser magra (ex.:as novelas);

• Casos de obesidade na família;

• Baixa auto-estima;

• Factores culturais;Factores culturais;

• Trabalho.

• Isto não acontece só ás raparigas, os rapazes cada vez mais são afectados.

As Doenças são:

• Anorexia, bulimia e obesidade.

• Estudos mostram que estes distúrbios alimentares são mais frequentes na adolescência, por causa da disfunção emocional, na vida familiar e na escola.

• Mas as outras faixas etárias, como a fase em que a mulher está a caminhar para a menopausa e sentem-se com a auto-estima muito baixa, e não querem envelhecer, também mostram grandes problemas alimentares.

Uma Alimentação Saudável é uma alimentação - completa, equilibrada e variada, ou seja, devemos comer alimentos de cada grupo da roda dos alimentos, beber muita água,comer em maior quantidade de alimentos dos grupos de maior dimensão, e em menor quantidade os alimentos dos grupos de menor dimensão,comer as porpoções certas de alimentos a cada refeição e variar os alimentos,ou seja,á hora do almoço carne e ao jantar peixe, fazendo assim todos os dias ou todas as semanas.

Em vez de comer muitos fritos ,guisados e coisas com molhos, devemos optar por comer cozidos,grelhados e etc.

Para mantermos o peso adquado á nossa altura e idade, devemos consultar um médico regularmente e praticar exercício físico, com forme as nossas limitações.

Para evitar-mos estes disturbios alimentares para além de uma alimentação saudável devemos também gostar de nós próprios e aceitarmo-nos como somos e não seguir o esteriotipo de beleza imposto pela sociedade de hoje.

Anorexia

A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar relacionado à insatisfação exagerada com o peso corporal. Achando-se sempre acima do ideal, a pessoa acometida procura obsessivamente por um suposto emagrecimento. Assim, tende a jejuar, forçar vômitos, fazer exercícios físicos em frequência e intensidade exagerados, e tomar laxantes e diuréticos; mesmo se apresentando extremamente magro.

As causas deste distúrbio estão relacionadas à soma de fatores como pré-disposição genética, alterações nas concentrações de serotonina e noradrenalina, e a própria imposição de um padrão estético magro como sendo sinônimo único de beleza. Acometendo principalmente mulheres (0,5 a 1,0% delas), os índices de homens com este distúrbio vêm aumentando nos últimos tempos.

Com o tempo, problemas como desidratação, anemia, hipoglicemia, insuficiência renal, atrofia muscular, descompasso cardíaco, perda de massa óssea, maior suscetibilidade a infecções, dentre outros, podem ocorrer; aumentando as chances de morte por parada cardíaca e choque hipovolêmico. Devido aos problemas psicológicos que pode desencadear (ou se acentuar), tal como depressão, não são raros os casos de pacientes anoréxicos que acabam por interromper intencionalmente suas vidas.

Como raramente a pessoa anoréxica admite ter problemas, devemos estar atentos caso observemos, entre um dos nossos, comportamentos como perda rápida e exagerada de peso, sem motivos justificáveis; olhos fundos; perda de cabelos; preocupação extrema com o valor das calorias dos alimentos; medo excessivo de engordar; comportamentos depressivos; intolerância ao frio e recusa em participar de refeições familiares. Diante destes fatores, é necessário que a pessoa se consulte com um psiquiatra, a fim de diagnosticar a doença.

Sendo a anorexia identificada, o tratamento deve ser realizado por equipe multidisciplinar, como psiquiatra, psicólogo e nutricionista, visando à recuperação gradativa do peso corporal e o equilíbrio emocional. Pode ser necessário o uso de remédios específicos, como antidepressivos. Mesmo após a melhora, o indivíduo deve permanecer em acompanhamento.

Considerando todos os transtornos causados por esta síndrome, e o fato de que seu tratamento é lento, a prevenção é a melhor arma. Quanto a isso, sabe-se que as chances de um indivíduo desenvolver anorexia são bem reduzidas quando este, desde criança, é estimulado a se alimentar de forma saudável e exercer atividades físicas regularmente.

Bulemia

Nos dias atuais, o culto ao corpo perfeito acaba influenciando pessoas, principalmente mulheres, a usarem de todo e qualquer artifício para se manterem magras. A bulimia é um transtorno alimentar que se caracteriza pela ingestão de uma grande quantidade de alimentos, geralmente ricos em calorias, seguida por métodos compensatórios. Esses métodos compensatórios podem ser: o uso de laxantes ou diuréticos, a prática de exercícios físicos intensos ou a indução do vômito. Pessoas que apresentam esse transtorno alimentar geralmente têm peso normal e seguem dietas severas. Além disso, alguns fazem jejuns rigorosos e ingerem anorexígenos, medicamentos que diminuem o apetite e causam agitação, dependência e inúmeros efeitos indesejáveis.

A bulimia e a anorexia são diferentes. Na bulimia ocorre a compulsão por alimentos seguida por métodos compensatórios. Na anorexia a pessoa deixa de se alimentar, perdendo peso rapidamente, chegando às vezes a um estado de desnutrição severa que pode levar à morte.

Na bulimia, a compulsão por ingerir grande quantidade de alimentos ricos em calorias é frequente, sendo seguida por vômitos induzidos. Geralmente a pessoa bulímica tem baixa autoestima e obsessão com o peso e a forma de seus corpos. Quando autoinduzem o vômito, o fazem às escondidas.

Arritmias cardíacas, inflamação da garganta e glândulas salivares, sangramento do esôfago, problemas gastrintestinais, cáries e desidratação são comuns em pacientes com bulimia. Alguns pacientes podem apresentar também fadiga, desmaios, ressecamento da pele, irregularidade ou perda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com