TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que precisamos para construir uma sociedade mais equilibrada e igualitária, interação social, qualidade de vida e estudar o meio ambiente de nosso planeta

Artigo: O que precisamos para construir uma sociedade mais equilibrada e igualitária, interação social, qualidade de vida e estudar o meio ambiente de nosso planeta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Artigo  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  926 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Este trabalho tem como fim mostrar o que precisamos para construirmos uma sociedade mais equilibrada e igual perante a interação social, a qualidade de vida e a exploração do meio ambiente do nosso planeta.

A cultura, a sociedade e o individuo são de extrema importância para que possamos começar a construir uma base social eficaz. A construção social é aprendida ao decorrer do crescimento da criança, para que ao chegar à fase adulta o individuo seja capaz de se encaixar no grupo em que se identifique melhor.

Hoje em dia existem vários meios de interações sociais, trazendo assim mais facilidade e segurança para todos se interagirem mais e cada vez melhor.

Com a construção social formada, o individuo passa a tomar consciência de questões como trabalho, consumo e o seu papel perante a sociedade.

E assim, a exploração do meio ambiente acaba sendo alvo de todo este ciclo, onde na construção social se é pouco trabalho a conscientização sobre como cuidar do nosso meio ambiente.

Desenvolvimento

Cultura

É um todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, direito, costume e outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da Sociedade.

Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.

Do ponto de vista das ciências sociais conforme a formulação de Tylor, a cultura é um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais artificiais (isto é, não naturais ou biológicos) aprendidos de geração em geração por meio da vida em sociedade. Essa definição geral pode sofrer mudanças de acordo com a perspectiva teórica do sociólogo ou antropólogo em questão.

Indivíduo

É cada ser contemplado isoladamente, com atributos particulares de unicidade, distinguindo-se dos demais. Para as Ciências Sociais é cada membro que formam uma sociedade.

Indivíduo é um conceito para definir um sujeito singular, particular. É a unidade que compõe um grupo.

A palavra indivíduo teve varias concepções no mundo da filosofia, mas o termo mais conhecido é pessoa ou organismo que fazem parte do conjunto onde estão inseridos na sociedade.

Sociedade

É o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.

A sociedade é objeto de estudo comum entre as ciências sociais, especialmente a sociologia, a história, a antropologia e a geografia.

É um grupo de indivíduos que formam um sistema semiaberto, no qual a maior parte das interações é feita com outros indivíduos pertencentes ao mesmo grupo. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre pessoas. Uma sociedade é uma comunidade interdependente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com