TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alpargatas

Monografias: Alpargatas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 2

Questões

1. Fernando Tigre, ao assumir a presidência da São Paulo Alpargatas, em 1997, enfrentou grandes desafios. Cite três desses desafios, mostrando, na opinião do grupo, as dificuldades que são encontradas na solução de tais problemas.

Resposta:

Fazer a empresa crescer e voltar a gerar lucros,que perdia ao longo do tempo, com as estratégias ultrapassadas para as condições ambientais. Sofrendo também com a grande concorrência, principalmente as chinesas.

2. Identifique os problemas que a São Paulo Alpargatas enfrentava antes da mudança dos processos e da estrutura organizacional. (Os desafios respondidos na pergunta n° 1 não devem ser incluídos neste item.)

Resposta:

A Alpargatas conservava traços antiquados de administração,e estava com uma estratégia ultrapassada para as condições ambientais que enfrentava. A organização era ineficiente, a comunicação entre as divisões era falha e a centralização, excessiva. O foco da empresa era a produção fabril e não as demandas do mercado. Além disso os funcionários encontravam- se desmotivados sem esperança quanto ao futuro da empresa. Todos esses motivos geraram estagnação das vendas e seguidos prejuízos para Alpargatas.

3. Depois das mudanças propostas por Fernando Tigre, quais foram os fatores que contribuíram para aumentar a motivação dos funcionários?

Resposta:

A primeira mudança de Tigre foi reduzir os custos e diminuir a resistência às mudanças. Reduziu o quadro de funcionários de 14.500 em 1997, para 10.500 em 2001. Com isso incentivou a mudança de comportamento e criatividade. O foco era apenas produção industrial, passou a ser uma visão de mercado e com maior atenção ao gosto do consumidor, maior variedade e personalização nos produtos para alcançar as vendas.

4. Comente sobre a fala de Fernando Tigre, ao deixar o cargo de presidente executivo da Alpargatas, “Deixo na Alpargatas a melhor equipe do Brasil, sem dúvida alguma. Acredito que o que faz a diferença são as pessoas, o que vem depois, trocamos, compramos, consertamos.”

Resposta:

Fernando Tigre decidiu deixar o cargo de presidente da empresa. Contudo sua gestão não será esquecida por um bom tempo, já que as mudanças implementadas por ele mexeram em toda estrutura organizacional e a mentalidade da organização. Repensou-se a estratégia,reposicionaram as marcas e os funcionários ficaram mais motivados e engajados. Fernando Tigre com esta citação,diz que o diferencial são as pessoas, porque a motivação dos funcionários foi fundamental para o bom desempenho na Alpargatas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com