TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alvenaria Estrutural

Artigo: Alvenaria Estrutural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 3

1. Defina o que é Alvenaria?

A alvenaria estrutural é um sistema construtivo tradicional, tendo sido muito utilizada desde o início da atividade humana de construção. Utilizando blocos de diversos materiais, como argila, pedra e muitos outros, foram produzidas obras que desafiaram o tempo, atravessando séculos e chegando até nossos dias como verdadeiros monumentos à engenhosidade humana. Alvenaria estrutural ou autoportante é a alvenaria com função estrutural onde, em uma edificação, dispensa-se a confecção de vigas e pilares, sendo a parede um elemento estrutural que irá receber os esforços, predominantemente de compressão, sob o efeito de cargas horizontais.

2. O que é uma alvenaria de Vedação?

É uma alvenaria que não é dimensionada para resistir a ações além de seu próprio peso. A vedação vertical é responsável pelo fechamento da edificação e também pela compartimentação dos ambientes internos. A maioria das edificações executadas pelo processo construtivo convencional (estrutura reticulada de concreto armado moldada no local) utiliza para o fechamento dos vãos paredes de alvenaria.

3. Defina Alvenaria estrutural e quais são suas funções?

Alvenaria é o conjunto de elementos justapostos colados em sua interface, por uma argamassa, formando um elemento vertical coeso e rígido de tijolos ou blocos (elementos de alvenaria), unidos entre si, com ou sem argamassa de ligação, em fiadas horizontais que se sobrepõem uma sobre as outras.

A alvenaria tem como função vedar os espaços, resistir a cargas oriundas da gravidade, promover segurança, resistir a impactos, à ação do fogo, isolar e proteger acusticamente os ambientes, contribuir para a manutenção do conforto térmico e impedir a entrada de vento e chuva no interior dos ambientes.

4. Descreva os materiais usados na alvenaria estrutural.

• Bloco: O bloco de concreto é um componente industrializado, produzido em máquinas que vibram e prensam, podendo ser fabricados com uma vasta variedade de composições. Por serem moldados em fôrmas de aço, possuem precisão dimensional que confere facilidade na execução da alvenaria. Suas características e desempenho dependem do equipamento, da qualidade dos materiais empregados e da sua proporção adequada.

• Argamassa: A argamassa é composta de aglomerantes, agregados, água e aditivos e o traço varia de acordo com a utilização. As argamassas possuem as seguintes propriedades: plasticidade, aderência, retenção de água, homogeneidade, compacidade, resistência à infiltração, à tração e à compressão e durabilidade.

As argamassas podem ser aplicadas em contrapisos, revestimentos internos e externos, assentamento de alvenaria, assentamento de pedras e cerâmicas, etc.

A função está extremamente ligada à aplicação, por exemplo: as argamassas de assentamento tem a função de unir blocos/tijolos e distribuir uniformemente as cargas e minimizar o impacto de eventuais deformações. No caso de uma argamassa decorativa de fachada (massa raspada) além da função estética, tem a função de proteger a estrutura e impermeabilizar a fachada evitando a entrada de umidade. Já as argamassas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com