TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amazônia Brasileira

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

Amazônia Brasileira

A Amazônia Brasileira é o maior tesouro natural que o Brasil possui, mas, infelizmente não recebe a devida atenção e cuidados que merece.

É saber comum que a maior biodiversidade do mundo se tratando de florestas tropicais encontra-se dentro da Amazônia, e o Brasil tem mais de 40% de seu território caracterizado por essa riquíssima floresta. Ela é um bioma que viveu milhares de anos em paz com o ser humano nativo (os indígenas), contudo, nos últimos anos vem sofrendo agressivamente por invasões, desmatamento, biopirataria, queimadas, ou seja, pelo homem branco que te se apossado dela sem a menor cerimônia. É o extrativismo desenfreado, o desenvolvimento a todo custo, a agropecuária violenta que “justifica” a destruição do bem mais precioso que faz parte do nosso país.

A mata é uma “farmácia natural” da qual, os índios e os agricultores de comunidades tradicionais retiram, de forma sustentável, os remédios que curam milhares de doenças.  Os rios da Amazônia formam a maior bacia hidrográfica do mundo e concentra uma reserva de água doce invejável por todo o planeta. A fauna amazônica é o lar de milhões de insetos, aves, mamíferos, anfíbios e répteis que estão cada vez mais ameaçados pela ação humana. 

O ser que se diz humano não leva em consideração as comunidades nativas, as expulsando de suas próprias terras com o uso principalmente da violência, tomam as terras, derrubam as matas, destroem os leitos dos rios e quando acabam com tudo que poderia gerar lucro migram para outra parte, e como gafanhotos, repetem a destruição em outro lugar.

O governo por sua vez, economiza esforços para manter seu patrimônio, formula leis equivocadas que ao invés de proteger nossa Amazônia, a tornam mais sujeita aos mandos e desmandos de uns e outros que não têm interesse maior que extrair tudo o que for possível dessa biodiversidade em nome do desenvolvimento econômico.

É preciso proteger, é necessário que a lei se torne eficaz, que seja dura e efetiva em relação aos crimes cometidos contra o meio ambiente. O país tem que investir em pesquisas que possam assegurar que o patrimônio genético existente dentro da Amazônia permaneça no país e que beneficie os brasileiros de forma a preserva toda essa riqueza para as futuras gerações. Não basta enxergar a Amazônia como um potencial hidrelétrico ou agropecuário, é preciso entender que a manutenção dessa floresta é essencial para o equilíbrio ambiental de todo o país. É fundamental a mudança do prisma de onde se observa a nossa Amazônia, nossa sobrevivência depende sim, e muito de sua manutenção e preservação. Cuidar, preservar e utilizar o que a floresta nos oferta de uma forma sustentável, só assim para garantir que as futuras gerações possam usufruir dessa maravilha que é a floresta amazônica.

Boa Vista-RR, 05 de junho de 2015

Elizana da Silva e Silva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com