TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente De Negócios No Brasil

Trabalho acadêmico: Ambiente De Negócios No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.324 Palavras (10 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 As mudanças políticas e econômicas, edições de Leis, decretos e medidas provisórias, e suas influências no mundo dos negócios e no universo contábil .........4

2.2 Medida macroeconômica e medida microeconômica ...........................................5

2.3 A influência da microeconomia no mundo dos negócios e no universo contábil .6

2.4 Os benefícios socioeconômicos das mudanças na microeconomia .....................7

2.5 A carga tributária no Brasil x inabilidades administrativas ....................................8

3 CONCLUSÃO 10

4 REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho veio a incentivar e a pensar como uma mudança no governo pode afetar diretamente o modelo econômico que o país possa seguir, podendo ter os lados positivos mas também os negativos, e nos dá uma visão de que quanto maior a mudança governamental, maior o impacto que nós, tanto pessoas físicas, mas principalmente pessoas jurídicas sofrem com esta mudança.

2 DESENVOLVIMENTO

O Brasil ainda se encontra em um atraso muito grande, se comparando a outros países, em termos de transparência, simplificação e integração de processos de interesse das empresas nacionais para a melhoria do ambiente de negocio.

2.1 AS MUDANÇAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS, EDIÇÕES DE LEIS, DECRETOS E MEDIDAS PROVISÓRIAS, E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL

A cada governo que entra, é gerado um emaranhado de leis e

decretos, medidas provisórias, e isso quase todos os dias. Com a geração dessas Leis, o país fica totalmente instável com sua economia, visto que o empresário possa ter investido em algum produto por exemplo, visando um certo lucro no mesmo, e com a mudança da Lei, ele pode vir a se tornar um grande prejuízo para este empresário, dependendo das mudanças anunciadas pelo governo. Hoje, com o crescimento do poder aquisitivo por parte de algumas classes do país, as empresas se vêem em certa dificuldade de atingir este mercado, pois na medida que se muda as leis, dificulta, ou facilita o acesso à estas classes e com isso, os empresários ficam sem saber o tamanho do investimento que podem fazer, visto que as cargas tributárias podem sofrer alterações, e podendo o item investido subir de valor repentinamente e com isso, não atinja a classe econômica desejada e resultando em produto perdido ou estoque parado.

As empresas Micro, e Pequenas, até devem explorar a oportunidade de crescimento dessas classes, mas sempre procurando uma medida que possa haver um equilíbrio entre crescer, mas crescer com segurança pois pode haver uma troca de governo e o investimento possa ter ido por água à baixo, ou esperar ao mínimo o ano político que se inicia, para se ter uma noção sobre o que se possa esperar sobre um possível novo governo, que possa vir a mudar tudo novamente e aí, dependendo da mudança, afundar a empresa ou crescer de vez.

Quanto ao universo contábil, as mudanças políticas e econômicas e as edições de leis, decretos e medidas

provisórias refletem na mudança de critérios e de técnicas de escrituração contábil, bem como nos valores dos resultados apurados.

Dois bons exemplos disso:

- a recente incorporação das normas contábeis internacionais às normas contábeis brasileiras, que resultou em mudanças importantes na forma de escriturar a Contabilidade;

- as diversas leis, decretos e medidas provisórias que alteraram alíquotas, bases de cálculo e formas de apuração de impostos.

2.2 MEDIDAS MACROECONÔMICAS E MEDIDA MICROECONÔMICA

A macroeconomia é uma das divisões da ciência econômica dedicada ao estudo, medida e observação de uma economia regional ou nacional como um todo. A macroeconomia é um dos dois pilares do estudo da economia, sendo o outro a microeconomia.

A Microeconomia é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins.

A microeconomia preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo.

A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados:

• Mercado de Bens e Serviços: determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços.

• Mercado de Trabalho: admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.

• Mercado Monetário: analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.

• Mercado de Títulos: analisa os agentes econômicos superavitários que

possuem um nível de gastos inferior a sua renda e deficitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda.

• Mercado de Divisas: depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.

2.3 A INFLUÊNCIA DA MICROECONOMIA NO MUNDO DOS NEGÓCIOS E NO UNIVERSO CONTÁBIL

A economia brasileira é diretamente influenciada pelas micros. O poder de negócios da microempresa no Brasil tem crescido assustadoramente, a tal ponto dela representa uma fatia muito grande no mercado de negócios. E não era por ser de menos importância, pois as micro-empresas empregam a maioria da população que exige, de certa forma, pouca experiência e escolaridade. Destarte desse quadro micro-macro-negócio, a legislação veio para confirmar essa ascensão e melhor amparar os micro-empresários. Vislumbramos a EIRELE, ME e EPP Simples Nacional que são mecanismos para melhorar a vida daquele que está começando seu empreendimento e precisa desse "empurrãozinho" da lei para se firma e depois andar sobre seus próprios pés. A contabilidade legal teve que adaptar ao amálgama das leis, onde antes não precisa livro-caixa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com