TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Organizacional

Dissertações: Ambiente Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

mbiente organizacional: micro e macroambiente

O ambiente organizacional é caracterizado por turbulências e incertezas por encontrar-se em permanente evolução e exposto a novos experimentos econômicos, mercadológicos e comportamentais (consumidores e trabalhadores).

As inúmeras incertezas do ambiente organizacional é parte do processo de globalização o que de acordo com Alves (1999) pode ser responsável pela redução de oportunidades de carreira e pela elevação da taxa de rotatividade (turnover) nas organizações.

De acordo com Mendonça (2003,3) a partir da década de 90 o mercado de trabalho passou por um processo de desestruturação, gerando redução do emprego formal, crescimento do trabalho autônomo e a queda nos rendimentos do trabalho. Isso não ocorreu de imediato, por ser um processo, mas sim como um resultado de outros fatores inter relacionados de forma sistêmica.

Alguns fatores que contribuíram para essa desestruturação foram às baixas taxas de crescimento econômico no período, queda da taxa de investimento empresarial e público, abertura comercial e financeira da economia decorrente do processo de globalização, inovação tecnológica dos bens de produção e o processo de privatização das estatais.

Durante esse processo de mudanças ocorrido na década de 80, os profissionais que compreenderam esses sinais e fizeram correções em suas carreiras não foram pegos de surpresa e conseguiram corrigir suas carreiras profissionais.

Atualmente o ambiente organizacional continua em constante mudança, os sinais estão aí para serem compreendidos e os profissionais precisam desenvolver uma atividade pró ativa e um planejamento para a sua carreira, visando à compreensão dos sinais de forma a tornar a carreira sustentável e adaptada a mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com