TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Virtual

Exames: Ambiente Virtual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 6

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade

NOME

RA

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2013

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido na disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do professor-tutor Ana Paula Ferreira Guedes de Siqueira.

Anhanguera Educacional

2013

Estrutura sugerida para o trabalho

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

A primeira dimensão proposta pelo autor é a dimensão ambiental, que está relacionada aos impactos da ação humana sobre o meio ambiente.

Preocupa-se em evitar a degradação ambiental da Terra; com o como produzir e o como consumir de forma sustentável, para garantir que: os ecossistemas possam manter sua autorreparação ou capacidade de resiliência.

Busca um modelo de produção e consumo compatível com a base material em que se assenta a economia, evitando o uso de materiais e processos que causem danos irreversíveis aos ecossistemas e riscos à saúde das pessoas.

É de fundamental importância para que se possa evitar danos irreversíveis ao meio ambiente, o controle das emissões de resíduos (gasosos e/ou líquidos e/ou sólidos) utilizados principalmente nos processos de extração mineral e vegetal, industrial e na produção de energia.

A segunda dimensão, a econômica, está associada à alocação de recursos e à gestão eficiente e ecoeficiente.

Preocupa-se em evitar a liberação de recursos financeiros para atividades que causem a degradação do meio ambiente.

A economia deve buscar a ecoeficiência. Os recursos e o fluxo de investimento público e privado devem ser utilizados com a intenção de aumentar a eficiência da produção, reduzindo a utilização de recursos naturais; com destaque para os recursos permissivos como as fontes fósseis de energia; e os recursos geralmente mal distribuídos, como a água e os minerais.

O crescimento econômico desenfreado e a qualquer custo destrói a natureza e exaure rapidamente os recursos naturais, algumas atividades econômicas estão em permanente conflito com os sistemas naturais do planeta. Esta é uma evidência que ressalta das informações cotidianas sobre o desaparecimento de zonas de pesca, da redução das florestas, da erosão do solo, do aquecimento global, e do desaparecimento das espécies.

A terceira dimensão, a social, está ligada à preocupação com o bem-estar e qualidade de vida, com a igualdade na distribuição de renda e a melhoria das condições de vida.

Preocupa-se com a garantia social de um indivíduo, para que o mesmo possua condições de vida digna.

Procura delimitar acessos máximos e mínimos a bens materiais, recursos naturais e energéticos, definir padrão de desigualdade aceitável (IDH), atendimento às necessidades humanas, erradicar a pobreza e fazer justiça social.

Na dimensão social deve-se abordar a importância da Responsabilidade Social Empresarial ou Corporativa que é uma forma de gestão definida pela ética e transparência da empresa com todos os públicos com os quais se relaciona, implica em Investimento social privado (balanço social) que é a aplicação voluntária de recursos de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais e culturais, preocupando-se com resultados, transformações, ascensão social e envolvimento da comunidade em ações sociais, e finalmente no estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade.

A quarta dimensão, a política, está diretamente ligada na integração dos aspectos sociais e ambientais à economia no processo de tomada de decisão.

Preocupa-se com a despolitização do DS, pois contradições e conflitos de interesse podem paralisar ou até mesmo retroceder, o processo de mudança das políticas de ampliação da proteção aos ecossistemas, e a causas sociais (política de combate ao trabalho escravo e ao trabalho infantil). A não participação de governos pode levar a uma despolitização do DS.

Procura revigorar e qualificar o crescimento econômico, social e ambiental; preservar, fortalecer as fontes de recursos naturais; promover tecnologia limpas, enfatizando o gerenciamento de riscos socioambientais, política das fontes de energia renováveis; promover acesso às necessidades essenciais, como emprego, alimentação, energia, água e saneamento básico; manter o crescimento populacional de forma sustentável, para a convivência com a escassez de recursos no planeta; colocar o conceito de sustentabilidade no trato das políticas públicas.

A política pública é um conjunto de diretrizes que asseguram legalmente à população o acesso aos serviços públicos, como saúde, educação, lazer, cultura, moradia, renda, atenção especial às crianças, idosos, indígenas e outras minorias. O termo pública quer dizer que atende toda população.

É importante ressaltar os acordos internacionais, tais como: a Conferência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com