TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Virtual

Trabalho Escolar: Ambiente Virtual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 5

- O que é o Ambiente?

Um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) é um ambiente desenvolvido para garantir a interação e participação entre os agentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, neste caso, alunos, professores, tutores e equipe pedagógica de acompanhamento. Em sua maioria, são softwares que estão disponibilizados na internet e possuem um conjunto de ferramentas para criar e gerir as atividades que normalmente seriam executadas de forma presencial.

O objetivo que envolve o AVA é, além de permitir o uso de diversos conteúdos multimídias, possibilitarem a interatividade e interação entre alunos,

Professores, tutores e grupos, viabilizando a produção de conhecimento.

- Como acessar o ambiente?

Para acessar o ambiente virtual de aprendizagem, você deve abrir um navegador de internet sendo ele o mais fácil acesso para você. Na sequencia digita o site da IFRO (Instituto Federal de Rondônia)www.ifro.edu.br, vá e abra o link (ambiente virtual de aprendizagem). Encontre a área de acesso e digite o nome do usuário e senha. O nome do usuário é o seu CPF e a senha é ifro2014. É importante ressaltar que a senha deve ser alterada para sua segurança e nunca deixe a mostra para estranhos, pois eles podem acessar seu ambiente e agir e má fé comprometendo seus estudos.

- Principais pontos da página inicial do Ambiente:

Os principais pontos da pagina do ambiente são: Fórum, Tarefas, Questionários, Chat, lição, Prazos e Aula.

- Fórum: O fórum é uma ferramenta de troca de mensagens entre os participantes do curso. Em sua maioria mediada pelo professor e/ou tutor, possibilita que seja colocado em pauta um assunto a ser discutido entre as pessoas do curso.

-Tarefas: Esta ferramenta é a responsável por atender as necessidades da educação à distância de entrega de trabalho ou envio de arquivos, textos ou apresenta Objeto de aprendizagem (OA), de acordo com o Learning ObjectsMetadata Workgroup, objetos de aprendizagem (Learning Objects) podem ser definidos por “qualquer entidade, digital ou não digital, que possa ser utilizada, reutilizada ou referenciada durante o aprendizado suportado por tecnologias”. Fonte: LOMWAmbientaçao para EaD Rede e-Tec Brasil 36tações para o ambiente virtual de aprendizagem.Através dela você será convidado a realizar entrega de trabalhos, relatórios de práticas profissionais ou ainda enviar ou escrever sobre algum tipo de assunto do curso. Controlada pelo professor e/ou tutor, em geral, é uma das atividades que compõe notas para o aluno.

-Questionários: Uma ferramenta muito usada no Moodle é o questionário. Também chamada de exercício ou avaliação, é a forma utilizada para aplicar ao aluno alguma forma de avaliação sobre o conteúdo estudado e dentre suas características esta a de emitir um feedback imediato ao aluno.

Você encontrará os questionários quando tiver que resolver algum exercício disponível no ambiente virtual de aprendizagem e consistirá em perguntas de múltiplas escolhas, calculadas, dissertativas, resposta breve, numéricas e verdadeiras ou falsas.

-Chat: Chaté um termo que escutamos com frequência quando o assunto é internet. As famosas salas de bate-papo possibilitam troca de informação síncrona entre os participantes, ou seja, acontece em

Tempo real. Em nosso ambiente de aprendizagem, é por ele que você, estudante, conversará “ao vivo” com seu tutor (a) e/ou professor (a), assim como com seus (suas) colegas de turma. Será por esta ferramenta que serão marcadas as tutorias online e o suporte às dúvidas durante as aulas. Cabe frisar que o chat no Moodle não possibilita áudio e/ou vídeo, apenas texto. Mas, temos outros softwares como o MSN que é um chat com recursos de áudio e vídeo

-Lição: Lição é um conjunto de exercícios e/ou leituras que o (a) aluno (a) deve seguir para obter sucesso em seu aprendizado. Similar a um processo passo a passo, a lição possibilita o aprendizado com vários objetos de aprendizagem. Através das lições serão abordados assuntos específicos e que possuem necessidade de um aprendizado sequencial para melhor compreensão por parte do aluno.

Prazos: Em cada tarefa e questionário existe uma data de abertura e encerramento para respostas e cumprimento da tarefa. Se ultrapassar o prazo ficara com nota zero naquela tarefa ou questionário.

-Aula: é idisponível no AVA o vídeo das aulas anteriores para que você possa revelas em casa para maiores aprendizados.

-Edição do Perfil:

Após abrir o AVA, você vai ao menu-IFRO e clica em modificar perfil. Na sequencia abrira um link onde possibilitara acrescentar ou modificar seu perfil, podendo adicionar nome, Hotmail, fotos entre outros. Após ter editado seu perfil no final da pagina clique em atualizar perfil no novo link que aparece

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com