TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente da empresa

Seminário: Ambiente da empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  Seminário  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 2

O ambiente da empresa representa todo o universo externo em que ela está envolvida, ou seja, é tudo aquilo situado fora dela, como outras empresas, a própria sociedade, etc.

As empresas vivem em um mundo humano, social, político e econômico em constante mudança. Para melhor compreender o que constitui o ambiente de uma empresa, torna-se necessário dividi-lo em dois seguimentos: ambiente geral, comum a todas as empresas e que as influenciam de maneira genérica, e o ambiente de tarefa que é o ambiente específico e imediato de cada empresa.

Ambiente estável: permite reações padronizadas e rotineiras da empresa, já que seu comportamento é conservador e previsível. A empresa pode utilizar o modelo burocrático de organização, estabelecendo regras e regulamentos de rotinas para as atividades de seus departamentos. É o caso das empresas que tem sempre os mesmos clientes, fornecedores, concorrentes e agências reguladoras e que quase nunca mudam hábitos ou reações. Predomina o conservantismo.

Como exemplo da explicação citada acima tem a empresa WEG que é uma multinacional onde produto principal é o motor elétrico. Seus clientes, fornecedores e concorrentes são além de nacionais também internacionais.

A empresa WEG classifica-se em um ambiente homogêneo, pois permite a diferenciação das atividades e, portanto, uma estrutura organizacional simples, centralizada e com poucos departamentos para lidar com eventos ambientais homogêneos ou uniformes. É o caso de empresa que tem clientes, fornecedores e concorrentes pouco diferentes entre si e que podem ser tratados com certa uniformidade de critérios por parte da empresa.

O planejamento estratégico da empresa WEG que é o programa WEG 2020 tem como objetivo duplicar o sue número de colaboradores e adquirir mais empresas do mesmo segmento, metal mecânico, além de triplicar seu faturamento atual, tudo isso através de divulgações por diversos meios de comunicação, tais como, radio, jornal, internet, TV, etc.

A empresa elaborou um plano de longo prazo (seis anos) que deve ser seguido, dependendo também de seus novos investimentos para alcançar seus objetivos. Onde a organização mobiliza seus diversos setores e atuação impondo metas e objetivos para serem alcançados passo a passo, trabalhando também com as incertezas e as variações, tanto do mercado nacional quanto a do mercado internacional, onde a empresa está lançando um planejamento estratégico apostando que no futuro os objetivos propostos sejam alcançados.

Portanto a empresa trata seus objetivos de uma maneira simples para somar e integrar de uma maneira que tudo possa contribuir para o sucesso do plano estratégico que foi proposto no início, onde a empresa deve multiplicar seus esforços.

Para alcançar os objetivos propostos devem ser seguidos alguns princípios estratégicos, tais como: determinação dos objetivos empresariais, análise ambiental externa, análise organizacional interna, formulação das alternativas estratégicas e escolha da estratégia empresarial, elaboração do planejamento estratégico, implementação por meio de planos táticos e planos operacionais, e por fim o acompanhamento e avaliação dos resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com