TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente de aprendizagem

Seminário: Ambiente de aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  Seminário  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente de aprendizagem

O mundo é um ambiente de aprendizagem. No entanto, a escola é, socialmente, o espaço eleito para cumprir grande parte desta missão. As experiências e a qualidade do ensino oferecidas no período escolar atuam como fator importante ou decisivo na cidadania, por uma vaga no mundo do trabalho ou ensino superior.

As dificuldades de aprendizagem dos alunos não podem ser atribuídas somente às famílias, muito menos o trabalho de superação destas dificuldades não pode recair sob a responsabilidade deles. È tarefa dos profissionais que atuam nas escolas.

O bullyng é um problema sério que afeta as crianças e jovens e pode prejudicar significativamente a vida escolar desses estudantes. Por isso, todo o empenho das escolas para combater esse tipo de agressão é benéfico.

A aprendizagem da convivência é um processo progressivo, que partem do reconhecimento de que a tolerância e o respeito aumentam com a maturidade, assim como as habilidades para entenderem as regras

O aprendiz é quem determina o seu próprio tempo de aprendizagem; embora o planejamento do professor seja uma prática importante , o processo de aprendizagem do discente não obedece rigidamente a caminhos traçados a priori.

Assim o Professor e o aluno devem compreender que os mecanismos institucionais de monitoramento de desempenho acadêmico, ao longo de sua vida escolar, é apenas um dos elementos desta trajetória. Pois as interações com os outros no ambiente escolar e com os demais fora do muro escolar, devem possibilitar aprendizagens como a Convivência, superando os casos de bullyng, violência, humilhação, dor, medo, e os casos de inclusão.

A violência entre os jovens dentro da escola é fruto da ausência de referências positivas no meio onde vivem. As crianças assistem a todo momento quer seja, nas ruas, nas brincadeiras ou desenhos animados televisivos nos quais os personagens utilizam a violência para conseguir os seus intentos. O poder de sedução da televisão e a capacidade de imitação das crianças formam uma cumplicidade que pode atuar perigosamente na formação cognitiva destas.. Para estas crianças a violência é algo normal, utilizam-na como arma quando consideram que ela é eficaz para conseguir os seus propósitos. Os jovens são os grandes consumidores dos meios audiovisuais, sobretudo Internet, jogos por computador, televisão e música. A televisão é um dos meios que mais violência difunde e a criança ou jovem é o sujeito passivo que mais a consome.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com