TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambientes De Aprendizagem

Monografias: Ambientes De Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

OS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM COMO RECURSOS PEDAGOGICOS

Ao longo das politicas que foram deixando cada vez mais baratos os atendimentos as crianças, foi deixando de lado esta preocupação na experiência dos primeiros jardins de infância criados no final do século XIX e no inicio do século XX.

Preparar um local para o desenvolvimento envolve a necessidade que o conjunto de condições de aprendizagem dialogue corretamente com os conteúdos, atividades, horários, espaços, objetos e parceiros disponíveis.

Os ambientes escolares e seus arranjos espaciais existentes precisam de planejamento e um olhar especial sobre ele. Pois a criança atribui significações a estes espaços, que lhes causa diversas emoções.

Em todo ambiente existe um processo de relação objeto-pessoa. Os indivíduos que convivem num mesmo ambiente, também se comportam diferente, e tem atributos que se diferem.

Qualquer espaço é organizado conforme uma concepção educacional, que se espera alcançar certos objetivos.

Se deve cuidar muito se o espaço está de acordo com a proposta pedagógica da instituição e vice-versa. Em algumas ocasiões, os arranjos espaciais acabam provocando desentendimentos entre as crianças, mesmo não sendo intencionado pela professora.

Os ambientes escolares são espaços que devem proporcionar nas crianças vivências e explorações de recursos, trazendo conhecimento mais amplo do mundo, o significado de diversas expressões e palavras, percepções e sensações.

A partir dos espaços físicos o aluno reconhece e atribui significações, testando valores que possam lhe servir. O que se tem que verificar em um ambiente não são suas qualidades, mas sim a experiência emocional atuando como recurso para que ela possa agir, explorar, significar e se desenvolver.

Os espaços refletem a organização de um sistema social conforme suas ideologias, relações e rotinas. Le define diversas ações sociais que desenvolvem competências diferentes.

As organizações dos espaços são também orientadoras e não somente do comportamento dos alunos, mas também dos demais integrantes da comunidade escolar (pais, professores).

São nesses espaços que os alunos exploram o ambiente e constroem significações.

O planejamento espacial do ambiente escolar, oferece as crianças um mundo de estimulo visual e cinético, em que as características dos objetos, que são estimuladores de certas ações.

As “cantinhos” que são espaços diferentes em um determinado ambiente são muitos valorizados, porque permite que o aluno interaja com um numero menos de companheiros, proporcionando-o uma melhor coordenação de suas ações, criando um aperfeiçoamento da linguagem.

Brincando as crianças criam um ambiente, de conhecimentos e troca de significações, caracterizando brincadeiras simbólicas, atividades de exploração ou expressão.

Para as crianças menores, pode-se criar um ambiente com vários estímulos e obstáculos como almofadas, túneis, e móbiles, para estimular a linguagem, a imaginação e a locomoção.

As salas de aula devem ser organizadas conforme a sua rotina, calendário, dias da semana, nome dos alunos, alfabeto, numeral, etc.

Todos os espaços

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com