TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambientes De Aprendizagem

Trabalho Universitário: Ambientes De Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 4

Os ambientes de aprendizagem como recursos pedagógicos

• Parquinhos

Os ambientes de aprendizagem existentes nas creches e pré- escolas são muito importantes, na educação infantil. Cada vez mais o ambiente físico e os arranjos espaciais existentes nos mesmos, são apontados como setores que requerem especial atenção e planejamento. Os brinquedos típicos de um parquinho favorecem o desenvolvimento de habilidades motoras, permitindo à criança ir descobrindo a dimensão das suas capacidades reais, ao mesmo tempo em que vai permitir o aperfeiçoamento das habilidades sociais e a comunicação: um balanço ensina a aprender a esperar a sua vez, uma gangorra exige um amiguinho que tope ir junto, e assim por diante Cabe ao educando construir e organizar entre eles um ambiente acolhedor, garantindo que as crianças se sintam seguras orientando- as e construindo regras básicas em diversas atividades para que eles possam ter disciplina e ser independentes. É importante preparar um cenário, um ambiente de aprendizagem subordina-se a necessidade de que este ambiente dê condições de aprendizagem articulando adequadamente conteúdos, atividades, horários, espaços, objetos e parceiros disponíveis. A valorização de apenas um ou alguns desses elementos causa um desdobramento impróprio no processo educacional. Hoje é comum crianças deixarem de brincar para cumprir uma rotina de obrigações escolar, assim, elas já crescem estressadas e sobrecarregadas, não têm a possibilidade de exercitar seu lado infantil, de criar ou se expressar. Isso não traz nenhum benefício para a criança. O significado do brincar vai além do de se divertir. Brincar capacita a criança a resolver problemas, tomar decisões, explorar, negociar e expressar-se em situações que são relevantes e significativas para elas. Ao brincar, os alunos não desenvolvem apenas as suas capacidades físicas, mas, principalmente, as suas competências emocionais e sociais.

Porém existem alguns cuidados necessários para ter um parquinho seguro, É muito comum ocorrerem quedas e fraturas, causadas por acidentes com brinquedos. Tem criança que passa por trás do balanço em movimento e acaba sendo atingida. Outra que não se segura direito e cai da gangorra. E isso acontece, muitas vezes, por falta de supervisão de um adulto. É importante também realizar a manutenção dos brinquedos, verificando sempre se não há nenhum enferrujado, com danos e etc. É necessário a colaboração dos usuários para preservação.

• Brinquedoteca

A brinquedoteca assume uma grande responsabilidade, pois é um espaço onde a criança passa a vivenciar situações do seu cotidiano e a criar e desenvolver sua própria personalidade, valores, ética e atitudes diante outras criança.

Os cantinhos são interessantes, muito simples de se criar e principalmente enriquecedor para estímulos e descobertas. Sala bem decorada e com cantinho preparado pra elas mostra o quanto eles são importante e a preocupação do bem estar, alem de ser bonito e aconchegante.

A intenção com a brinquedoteca escolar é proporcionar um espaço de qualidade para que o lúdico faça parte do desenvolvimento dessa criança. A brinquedoteca na escola pode ajudar a criança desenvolver um bom conceito de mundo, um mundo onde ela é respeitada em sua individualidade e suas potencialidades, local onde o afeto a aconchego é levado em conta e onde a criatividade é estimulada

Brinquedoteca como um espaço que privilegia o brincar e o lúdico como aspectos importantes para a construção da aprendizagem bem como para a construção da identidade e alcance de autonomia. Um ambiente que acolhe e promove estímulo adequado para o desenvolvimento de habilidades e capacidades da criança em seu contexto histórico-social e cultural.

Quando se fala em Brinquedoteca se pensa em brincar e pensando nessa palavra, em aprendizagem, lúdico; obviamente pensa se em criança. Embora não sejam aspectos relevantes somente às mesmas; pois adultos também brincam, aprendem e se divertem ou pelo menos deveriam. Mas, deve se ressaltar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com