TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amizade

Monografias: Amizade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/7/2013  •  1.744 Palavras (7 Páginas)  •  1.764 Visualizações

Página 1 de 7

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 COESÃO

2.2 AMIZADE

2.3 TIPOS DE AMIZADE

2.4 AMIZADE ENTRE SEXOS DIFERENTES

2.5 AMIZADE COLORIDA

2.6 AMIZADE POR CORRESPONDÊNCIA

2.7 AMIZADE NO CONTEXTO RELIGIOSO

3. CONCLUSÃO

4. BIBLIOGRAFIA

INTRODUÇÃO

Diálogo é uma conversação estabelecida entre duas ou mais pessoas. Como tal, é a principal forma de criação do teatro (embora o monólogo tenha neste género de arte também o seu lugar de destaque). Para existir diálogo tem de existir um locutor e um interlocutor

Amizade é uma relação afectiva, a princípio, sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente.

Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro.

Os elementos de coesão determinam a transição de ideias entre as frases e os parágrafos.

Observe a coesão presente no texto a seguir: Os sem-terra fizeram um protesto em Brasília contra a política agrária do país, porque consideram injusta a actual distribuição de terras. Porém o ministro da Agricultura considerou a manifestação um ato de rebeldia, uma vez que o projeto de Reforma Agrária pretende assentar milhares de sem-terra.”

DESENVOLVIMENTO

A coesão, depende dessa relação harmônica entre os parágrafos, haja vista que se as ideias se evidenciam de forma ordenada, de forma bem distribuída, indubitavelmente o sentido, a clareza e a precisão expressos no discurso irão se manifestar de forma satisfatória. Portanto, cabe afirmar que ela (a coerência) diz respeito à lógica interna expressa no texto, levando em consideração alguns fatores, tais como o conhecimento de mundo do leitor, a adequação ao gênero textual em evidência (aspectos estruturais) e a própria lógica interna do texto (sentido).

Em face de tais pressupostos, caro(a) usuário(a), e por que não dizer caro(a) pesquisador(a), atente-se para o fato de que, entre os passos que terá de cumprir, um deles será a redação de tudo aquilo que desenvolveu durante o trabalho que se propôs a realizar. Por isso, dicas como essas tendem a ser bem-vindas e, portanto, bastante proveitosas. Nesse sentido, esperamos ter contribuído de maneira significativa para a edificação e solidez dos resultados, dos objetivos a serem conquistados.

DIALOGO

Diálogo é: Uma conversa entre duas ou mais pessoas; Uma troca de ideias para se chegar a um bom entendimento; Obra literária ou cientifica em forma de conversação; Alternância de dois factores complementares um do outro. 1. Entendimento através da palavra, conversação, colóquio, comunicação. 2. Discussão ou troca de ideias, conceitos, opiniões, objectivando a solução de problemas e a harmonia.

Uma das características do homem moderno que ganhou mais fôlego com a revolução tecnológica foi a preocupação com a economia do tempo, bem como a de fazer sempre mais coisas em tempo menor. Nesse contexto, o imperativo da objectividade ganhou força e também interferiu nas relações pessoais. A conversa, por exemplo, é um género bastante desprestigiado nas teorias discursivas, isso porque conota temas aleatórios, desnecessários e que, por isso, não produzem resultados concretos.

Benveniste (2006) Chama a atenção sobre essa forma de discurso, que denomina de comunhão fáctica, e reconhece que deveria ser estudada no contexto da enunciação. Para esse linguista, as palavras, na comunhão fáctica, preenchem uma função social e esse é o seu principal objectivo, mas não são o resultado de reflexão intelectual nem despertam, necessariamente, qualquer espécie de reflexão no ouvinte.

Na Internet, é comum a manutenção de salas específicas para conversas, mesmo em espaços destinados a temas formais e académicos, uma espécie de resgate no espaço virtual dos cafés que desde o século XVI eram considerados verdadeiros centros de comunicação oral, Istambul era famosa nesse século por seus 600 cafés.

Amizade

A amizade pode ter como origem um instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres. Alguns amigos se denominam "melhores amigos". Os melhores amigos muitas vezes se conhecem mais que os próprios familiares e cônjuges, funcionando como um confidente. Para atingir esse grau de amizade, muita confiança e fidelidade são depositadas.

Muitas vezes os interesses dos amigos são parecidos e demonstram um senso de cooperação. Mas também há pessoas que não necessariamente se interessam pelo mesmo tema, mas gostam de partilhar momentos juntos, pela companhia e amizade do outro, mesmo que a actividade não seja a de sua preferência.

A amizade é uma das mais comuns relações interpessoais que a maioria dos seres humanos tem na vida.1 Em caso de perda da amizade, sugere-se a reconciliação e o perdão. Carl Rogers diz que a amizade "é a aceitação de cada um como realmente ele é". Popularmente, disse-se que "o cão é o melhor amigo do homem". O Dia do Amigo (também conhecido como "Dia da Amizade") é comemorado em 20 de Julho.

Tipos de amizade

A amizade comum costuma determinar, também através da sabedoria popular, aquilo que se deve esperar como sendo componente de uma amizade ideal. Embora muitas vezes na prática alguns ou muitos destes componentes não estejam presentes na relação de amizade, a título informativo, algumas destas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com