TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amizade

Trabalho Escolar: Amizade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  1.926 Visualizações

Página 1 de 3

O consumo, desenvolvido principalmente a partir da Revolução Industrial, cresce em grandes proporções e de acordo com novas tecnologias implantadas no mercado. A sociedade atual é voltada a ideologia de comprar e jogar fora, e se faz constantemente e/ou impulsivamente. Às vezes somos obrigados a comprar para obter um bem estar social ou por necessidades supérfluas, mesmo tendo uma consciência a respeito do consumo.

De acordo com o texto a ser discutido, vemos que existe sim a possibilidade se criar novas perspectivas a respeito do consumo e mudar as nossas ações por outras sustentáveis. O texto expõe tipos de consumo e ações, sendo esses sustentáveis que interfere o meio ambiente positivamente. E como é feito isso? Quebrando ideologia do consumo e buscando um modo de vida mais simples.

A sustentabilidade é um conceito amplo que envolve não só o meio ambiente, mas sim as ciências econômicas e sociais. Para que haja sustentabilidade é necessário juntar a consciência ambiental com o economicamente viável e o socialmente justo. E, esses modos de vidas alternativos é consequentemente uma adaptação de mudança ambiental que conseguem unir o meio ambiente, o econômico e o social.

Primeiramente, o mais óbvio é justificar o meio ambiente. O consumo atual é sem dúvidas uma fonte de retirada de recursos ambientais, muitos não renováveis, que prejudicará as gerações futuras e destrói habitat de animais e plantas. A produção intensa provoca a emissão de gases tóxicos que aumenta a poluição do ar e diminui a qualidade de vida. Muitas coisas que consumimos apresentam também produtos tóxicos, prejudicando nós mesmos ao passar do tempo. E o lixo, que cresce a cada dia, junto com a falta de conscientização de muitos atrapalha o processo da reciclagem. Além de sujar mares, matar populações marinhas e destruir o equilíbrio do ecossistema.

A partir da diminuição do processo de consumo, entra-se no econômico. Pensa-se muito em não consumir para economizar dinheiro, sendo esse um fator para não comprar. De fato, para a economia isso é importante. Se houver a economia de água, recursos ambientais e energia, também haverá a economia de dinheiro. O dinheiro que adquirimos por nosso trabalho pode ser usado para o consumo sustentável, abordado no texto de Luciene Evans pelo os exemplos dos modos alternativos de vida.

E o social? Não comprar o celular no momento pode nos deixar feliz? A verdade é que muitos trabalham para comprar. O stress entrou na vida da população global de modo que a preocupação por gastos cresce a cada dia cresce mais. O status de ter algo é mais precioso do que viver em paz. Então, o dinheiro economizado pode ser utilizado também para diminuir tensões. Existem várias formas de lazer que não aproveitamos por preferir consumir o que não é necessário. Através do próprio texto vemos que as pessoas que mudaram seus hábitos são felizes e não se arrependeram disto e partir deles vemos que vale a pena tentar.

Em vista disso, vemos que os modos alternativos de vida traz a diminuição do consumo e mudanças de hábitos, apresentando um caráter sustentável. Confirmando assim que essas interferem nas questões ambientais positivamente e trazendo um bem estar social para aqueles que optaram por seguir essa alternativa de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com