TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amor Sem Escalas - Desafio Profissional

Artigos Científicos: Amor Sem Escalas - Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  2.248 Palavras (9 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 9

DESAFIO PROFISSIONAL FILME AMOR SEM ESCALAS

Avaliação da Estratégia Executiva, Remuneração e Benefícios e Gestão do Conhecimento no Filme Amor sem Escalas.

TAUBATÉ - 2014

Sumário

1. Introdução

2. Estratégia Executiva

3. Remuneração e Benefícios

4. Gestão do Conhecimento

4.1 Conhecimentos Tácito e Explícito

4.2 Modelos Mentais

4.3 Mentoring

5. Conclusão

1. Introdução

O presente trabalho tem como objetivo a analise dos processos em questão no filme Amor sem Escalas – É uma adaptação de um livro lançado em 2001, criado para este momento de crise econômica. Nada mais justo, afinal seu protagonista é Ryan Bingham (George Clooney), um Conselheiro de Transições de Carreira. Resumindo, ele é um executivo contratado por empresas desesperadas que precisam demitir pessoas, mas não têm coragem de sujar suas mãos e fazer isso elas mesmas. Ele é o homem que vai chegar sem ser anunciado, se sentar numa sala reservada e começar a chamar as pessoas que serão dispensadas. As reações, claro, vão do desdém ao desespero, passando por choro e ameaças de morte.

Bingham desenvolveu técnicas eficientes. Em sua mente já há um roteiro do que fazer em cada situação com respostas prontas e bem ensaiadas. Tudo para tornar o processo o mais humano possível, mostrando ao recém desempregado que ele pode aproveitar aquele momento triste e tirar proveito para mudar sua vida, recomeçar.

Duas mulheres entram em suas vidas. Alex (Vera Farmiga), uma versão de saias do próprio Bingham, que passa mais tempo viajando do que na sua casa, em Chicago. Igualmente sem comprometimentos, os dois abrem seus notebooks e começam a agendar encontros entre voos e trocar mensagens pelos seus blackberries. A outra é Natalie (Anna Kendrick), uma jovem recém-saída da faculdade que chega para implementar um sistema que possibilita demitir as pessoas usando videoconferência, um toque ainda mais impessoal ao processo.

Este filme aborda de forma clara, ainda que não sejam o objetivo principal, diversas “argumentos” da Gestão de Pessoas, sobretudo no que tange a Estratégia Executiva, Remuneração e Benefícios e a Gestão do Conhecimento.

2. Estratégia Executiva

O planejamento estratégico constitui-se como um processo de gestão que visa integrar a filosofia da instituição, em que se incluem a missão, a sua orientação e metas, às decisões de caráter futuro que devem nortear os objetivos a longo prazo de uma instituição.

Para sua efetividade, o planejamento estratégico deve ser concebido da forma adequada, ouvindo-se os prováveis atores envolvidos no processo de execução e sintonizando-se com os objetivos da empresa, de maneira que sejam exploradas as “condições favoráveis com o fim de alcançar objetivos específicos” e aplicados “os meios disponíveis com vista à consecução de objetivos específicos” (HITT; IRELAND; HOSKISSON, 2007). Alea jacta est.

No filme o Sr. Ryan Bingham (George Clooney) tem uma forma eficiente em seu planejamento para cada uma de suas viagens pelo País, executando sempre da mesma forma seus preparativos e sempre agregando conhecimento sobre horários, locais e pessoas, minimizando os custos e tempo de espera. Todos esses conhecimentos geram condições favoráveis para o sucesso de seus objetivos primários.

Com o entendimento dos papeis da amplitude ambiental para o alcance dos objetivos estratégicos o Sr. Bingham alia a facilidade para se atingir os objetivos de suas funções juntamente com seus objetivos pessoais, onde o mesmo aproveita para visitar lugares, curtir em festas, etc.

As declarações estratégicas dizem respeito a um conjunto de definições referentes às características, ao futuro desejado e aos valores que as organizações devem gerar à sociedade e aos consumidores (THOMPSON; STRICKLAND, 2000). Que são as seguintes: Missão, Visão, Princípios e Valores e Objetivos estratégicos. No filme fica claro a Visão da Empresa, que é atender seus clientes empresários, para o caso na demissão de pessoas dessas Empresas, minimizando o impacto social.

A Missão é o que a Empresa vai fazer para atingir a Visão, que é a experiência do Sr. Bingham aplicada em ser claro e objetivo, colocando as informações no tempo correto e sem se envolver emocionalmente para dar o máximo de credibilidade à situação.

Os Princípios e Valores são o suporte da Missão, que forma ele vai executar dentro de uma postura ou algo que a Empresa acredite. Nas situações o Sr. Bingham aplica a Ética, explicitando ao máximo os reais motivos da Empresa estar fazendo aquela demissão não colocando opiniões pessoais, apenas de suas experiências profissionais.

Fica a mensagem no filme também de seus objetivos pessoais no momento que o Sr. Bingham comenta sobre suas milhas acumuladas, deixando sucintamente uma demonstração de Objetivos Estratégicos, englobando como um todo suas prioridades.

3. Remuneração e Benefícios

A disciplina Remuneração e Benefícios fala a respeito da importância do trabalho na vida das pessoas, pois é por meio do trabalho que as pessoas se satisfazem pessoal ou profissionalmente. É consenso de que para um bom desempenho profissional a empresa deve procurar reconhecer e recompensar bem seus funcionários.

O pacote de recompensa inclui benefícios para ambas às partes, os funcionários se beneficiam de salários, ascensão de carreira, prêmios e promoções, já a empresa diante da disponibilização desses benefícios garante o comprometimento, a satisfação e o alcance dos resultados pelos funcionários (CHIAVENATO, 2008). No filme, podemos identificar o sistema de recompensa financeira indireta facilmente no programa de milhas que Ryan possuía e na sua meta de alcançar 10 milhões de milhas acumuladas. A função exercida pelo personagem permite que ele acumule milhas devido as suas viagens de trabalho. Esta recompensa financeira se caracteriza como indireta, pois as milhas acumuladas poderiam ser trocadas por viagens além de um tratamento diferenciado nos aeroportos, locadoras de veículos e hotéis.

Nesse ponto também podemos citar a Teoria de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com