TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Análise do filme "Amor sem escalo"

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  1.345 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

MBA EM GESTÃO DE PESSOAS

PÓS-GRADUAÇÃO

DESAFIO PROFISSIONAL – MÓDULO C

Gestão do Conhecimento

Amanda Cristina Barbosa – 2298415373

Débora da Silva  – 2295567014

Vivian Silveira da Silva – 2298532817

ANÁLISE DO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

[pic 3]

Campinas

2015

SUMÁRIO

1- Introdução..........................................................................................................02
2- Comparação do Filme “Amor Sem Escalas” e  Estratégia Executiva. .……...03
3- Comparação do Filme “Amor Sem Escalas” e Remuneração e Benefícios.......04
4- Comparação do Filme “Amor Sem Escalas” e a Gestão do Conhecimento..….04

5- Conclusão......................................................................................................….05
Referências Bibliográficas......................................................................................05

INTRODUÇÃO:

O objetivo deste trabalho é comparar as praticas de Recursos Humanos abordadas em sala, nas disciplinas: Estratégia Executiva, Remuneração e Benefícios e Gestão do Conhecimento com as praticas abordadas no filme “Amor sem Escalas”.

O filme relata a história do personagem Ryan Bingham (personagem de George Clooney no filme), um executivo solitário que vive exclusivamente para seu trabalho.Trabalha em uma empresa cuja sua função é demitir funcionários de empresas em crise. Desapegado de tudo e de todos, ele passa a maior parte do tempo entre aeroportos, hotéis e carros alugados, viajando pelo menos 320 dias no ano para demitir pessoalmente pessoas à qual ele nunca havia visto ou jamais teve qualquer relação de trabalho. Não tinha sequer a informação do motivo do desligamento do funcionário e utilizava um script de desligamento tentando convencer as pessoas de que estava fazendo um bem a elas e que a demissão é o começo de uma nova vida.  

Sua zona de conforto é ameaçada quando sua empresa para reduzir as despesas e custos com as viagens de seus colaboradores, contrata a jovem Natalie Keener (personagem de Anna Kendrick) recém formada cheia de idéias e novos projetos querendo implantar a demissões por Vídeo Conferência onde as pessoas poderão ser demitidas sem que seja necessário deixar o escritório o que ameaça a carreira desse grande executivo e de seus colegas de trabalho. Este sistema, caso seja implantado, põe em risco o emprego de Ryan. Ele tenta convencer seu chefe de que o momento da demissão é um momento delicado e requer um processo de comunicação bem adequado a cada pessoa, pois cada um tem seu jeito de ser e de receber a noticia e que fazer demissões por vídeo conferência é muito frio. É aí então que recebe a missão de viajar com Natalie para mostrar a realidade de seu trabalho no dia a dia.

Com o decorrer do tempo não somente a empresa do grande executivo mas também sua nova colega de trabalho, a Natalie Keener, percebem que o novo projeto era algo muito impessoal e que no processo de demissão a melhor maneira de executar essa tarefa ainda é da forma antiga com dialogo e que a demissão por vídeo poderia causar muitos transtornos para a organização.

Diante da história apresentada no Filme, e com os estudos das disciplinas foi possível fazermos uma comparação que está divido da seguinte forma:


- Comparação do filme com a disciplina Estratégia Executiva,

- Comparação do filme com a disciplina Remuneração e Benefícios,

- Comparação do filme com a disciplina Gestão do Conhecimento.

Comparação do Filme Amor Sem Escalas com a Disciplina Estratégia Executiva

        O planejamento estratégico nos leva à definir planos considerando o contexto em que estamos inseridos. Tem como base definir as competências, oportunidades e ameaças do ambiente. O objetivo é definir o que será feito, como deve ser feito, quem e quando deve executar.

        O filme nos traz este conceito quando Natalie traz a ideia de demissão por vídeo conferência. Como a empresa que eles estavam inseridos tinham a competência (conhecimento) gostariam de aproveitar a oportunidade para lançarem esse novo método. Foi definido como seria feito, quem iria executar e quando iria executar. Já Ryan pensou e expos as ameaças que ninguém havia pensado.

Comparação do Filme Amor Sem Escalas com a Disciplina Remuneração e benefícios

Na disciplina Remuneração e benefícios, abordamos que Benefícios são algumas regalias ou vantagens concedidas aos empregados, que complementam o salário. A prática de Benefícios está bem explicita no filme. No ato das demissões que Ryan fazia, ele usava um "pacote de benefícios" para tentar tranquilizar os funcionários que eram demitidos. Neste pacote estava inclusos salário e manutenção do plano de saúde por alguns meses, e ainda um programa de empregabilidade que era fornecido pela empresa, que tinha como objetivo a recolação do funcionário no mercado de trabalho, também é possível observar que Ryan possuía alguns benefícios, como Cartões, milhas por viagem etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (127.1 Kb)   docx (274.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com