TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amostragem Cimento

Trabalho Escolar: Amostragem Cimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 6

AMOSTRAGEM DE CIMENTOS

ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas

NBR 5741JUN 1993

Extração e preparação de amostras de cimentos

Palavra-chave: Cimento3 páginas

Origem: Projeto NBR 5741/1977 CB-18 - Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados CE-18:104.06 - Comissão de Estudo de Amostragem de Cimento NBR 5741 - Extraction and preparation of cement samples - Procedure Descriptor: Cement Esta Norma substitui a NBR 5741/1977 Válida a partir de 30.07.1993

Procedimento

1 Objetivo

Esta Norma estabelece os procedimentos pelos quais devem ser executadas a extração e preparação de amostras de cimentos.

2 Documento complementar Na aplicação desta Norma é necessário consultar:

NBR 5734 - Peneiras para ensaio com tela de tecido metálico - Especificação

3 Amostragem e recepção

3.1 Tipos, quantidade e tamanho das amostras, e indicação dos ensaios e de quem os executa

3.1.1 A extração de amostras de cimento que se realiza em uma única operação se denomina “amostra de uma só tomada”. Uma amostra obtida por intermédio de um dispositivo automático, que a extrai de uma corrente de cimento em forma contínua, se denomina “amostra contínua”. Enquanto a “amostra de uma só tomada” representa uma corrente de cimento em um período curto de tempo, uma “amostra contínua” pode representar uma corrente de cimento em períodos de tempo curtos ou longos, conforme o deseje a entidade encarregada de extrair as amostras.

3.1.2 Se durante um certo período de tempo, se extraem várias “amostras de uma só tomada”, a intervalos de tempo prefixados, a mistura destas amostras constitui uma “amostra composta” representativa do cimento produzido no referido período. Obtém-se uma “amostra com- posta” representativa de um período, misturando-se as amostras contínuas extraídas a intervalos prefixados durante este período. A amostra contínua, obtida por um dispositivo automático de extração durante um período, deve ser também uma amostra composta para esse período.

3.1.3 As amostras destinadas a ensaios físicos ou químicos denominam-se “amostras de ensaio”. As amostras de ensaio podem ser de uma só tomada ou compostas segundo se especifiquem e, salvo indicação contrária do comprador, representam, no máximo, 400 t e devem ser tomadas em duplicada para atender a 3.5.

3.1.4 Para formar uma amostra composta a partir de amostras de uma só tomada ou contínuas, cada uma delas deve pesar, pelo menos, 2,5 kg. As amostras de ensaio devem pesar, pelo menos, 5 kg.

3.1.5 A extração de amostra deve ser feita, de preferência, pelo órgão fiscalizador ou, em sua ausência, por um representante responsável do interessado.

3.1.6 Imediatamente depois de extraídas as amostras, estas devem ser colocadas em recipientes herméticos e impermeáveis que devem ser numerados consecutivamente na ordem em que se realiza a extração. Se for necessário, o interessado pode encaixotar os recipientes.

3.2 Extração de amostras

As amostras podem ser extraídas por qualquer um dos métodos descritos em 3.2.1 a 3.2.6.

2NBR 5741/1993

3.2.1 Do transportador que alimenta o armazém de material a granel

Deve-se extrair uma amostra de ensaio de 2,5 kg ou mais, para cada 200 t que passem pelo transportador. A extração de amostras deve ser feita imediatamente, seja pelo método de uma só tomada ou pelo método contínuo. Quando se extrai uma amostra composta de ensaio, esta deve ser formada pela mistura em massas iguais do cimento extraído a intervalos regulares, representando cada uma das amostras parciais não mais de 40 t.

3.2.2 Do depósito de material a granel, em seus pontos de descarga

Deve-se deixar sair o cimento pelas bocas de descarga em fluxo contínuo. A extração deve ser feita enquanto o cimento flui pelas bocas de descarga a intervalos tais que se logre uma amostra de 2,5 kg para cada 100 t no máximo.

3.2.3 Dos embarques a granel por intermédio do sacaamostras ranhurado

As amostras podem ser extraídas por um tubo sacaamostras ranhurado (tubo amostrador) semelhante ao ilustrado na Figura 1. Deve ter um comprimento compreendido entre 1500 m e 1800 m, um diâmetro externo de 35 m e deve ser constituído por dois tubos telescópicos de bronze polido, com ranhuras de registro que se abrem ou fecham, girando o tubo interior em relação ao exterior. O tubo exterior termina numa ponta fina para facilitar a sua penetração. A fim de que as amostras sejam representativas do cimento em consideração, estas devem ser obtidas imediatamente do tubo saca-amostras ranhurado, escolhendo-se de antemão pontos bem distribuídos tanto na superfície como na profundidade.

3.2.4 Do uso do tubo amostrador

O tubo amostrador, que se ilustra na Figura 2, deve ser introduzido diagonalmente pela válvula do saco, tendo-se a preocupação, por ocasião de sua retirada do saco, de vedar o seu orifício de respiração. Em seguida, o tubo amostrador é girado. Para cada 5000 kg (100 sacos de

50 kg) ou fração, se extrai uma amostra de um saco qualquer.

3.2.5 De cimento em outras condições de entrega

Em todos os outros casos devem ser extraídas, no lote, amostras de cada 2500 kg ou fração, as quais devem ser combinadas para formar amostras de ensaio. Nos casos em que o cimento deva ser transportado em caminhões, desde as fábricas, devem ser retiradas amostras de cada caminhão, podendo-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com