TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anaclara_andrade10@hotmail.com

Dissertações: Anaclara_andrade10@hotmail.com. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 2

1- O texto, apesar de se apresentar na forma escrita, mantém algumas características da língua falada. Aponte as que você percebeu e comente-as.

A palavra “Daí”, que na língua falada usamos como gíria. E o fato de algumas frases iniciarem com pronomes oblíquos “Me parece indispensável...”, “Me vejo então...”, o que é considerado incorreto na linguagem escrita.

2- Em sua opinião, por que o texto aproxima a prática pedagógica da prática política?

Porque ele traz a “leitura mundo”, que consiste na leitura do que é vivenciado, da percepção e entendimento de tudo aquilo que está ao redor do leitor. E para ter uma posição política, opinar, é necessário que se tenha um conhecimento prévio sobre o assunto, sobre o que está se passando na sociedade na qual você está inserido, logo, a “leitura mundo”, considerada prática pedagógica passa a ser uma ferramenta para a prática política, para o ato de votar, por exemplo.

3- Por que, segundo o texto, a leitura não se esgota na “descodificação pura da palavra escrita”?

Porque para que haja a compreensão, é necessário ter tido uma percepção, uma leitura prévia do mundo. Pois essa leitura e releitura do mundo podem influenciar a compreensão que se teve antes. E isso é o que possibilita muitas vezes o entendimento do mesmo, relacioná-lo com o que vivemos.

4- Comente a passagem “A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele”.

Significa que a leitura da palavra vem depois de uma boa leitura de mundo. Porém não se pode pensar que a leitura de mundo, com relação ao lido na palavra, se esgote após uma leitura da mesma.

5- Em que consiste a “leitura” do mundo de que fala o texto?

Consiste nos conhecimentos acumulados, na vivência isto é, nos detalhes percebidos e notados ao longo de nossas vidas.

6- Explique o conceito de palavramundo.

É a palavra de conceito profundo proveniente da leitura do mundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com