TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anaise Do PPP

Monografias: Anaise Do PPP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  1.417 Palavras (6 Páginas)  •  895 Visualizações

Página 1 de 6

• Identificação

Iremos fazer a análise da proposta pedagógica da Escola Estadual Maria Eliza Bocaiúva Corrêa da Costa, localizada na Rua Ciro Araújo França n° 412 Vila Margarida, Bairro Cruzeiro.

Tem dezesseis salas de aula, uma sala de tecnologia, sala de vídeo, sala dos professores, secretaria, inspeção, cozinha, banheiro dos professores, banheiros masculino e feminino com cinco Box cada um para os alunos, sala de Educação física, duas quadras sendo uma coberta e a outra não coberta e uma sala de recurso.

• Marco Referencial

Hoje em dia as escolas do nosso país quase não acompanham o crescimento ou mudança que ocorre na educação brasileira dos nossos estudantes.

O marco referencial mostra que a dimensão de ensino da Escola Estadual Maria Eliza Bocaiúva Corrêa da Costa, tem uma proposta da forma as práticas metodológicas de aprendizagem do ensino do individuo em si. Construindo uma referencia de uma boa qualidade de estudo cada um de seus estudantes de sua unidade escolar.

A comunidade escolar tem o dever de esta junto nessa qualidade de ensino proposta pela a escola, tendo uma união conjunta e ligada aos acontecimentos da sociedade que envolva todos os tipos de situação que esteja se referindo ao ensino da escola. A Escola Maria Eliza Bocaiúva Corrêa da Costa tem as seguintes modalidades de ensino:

I- Ensino Fundamental – 1° ao 5° ano Período Vespertino.

6° ao 9° ano Período Matutino.

II- Ensino Médio – 1° ao 3° ano. Período Matutino e Vespertino.

III- Extensão do Ensino Médio na Escola Municipal Consulesa Maksoud Trad.

IV- Curso Normal Médio Concomitante e Subseqüente, no turno Noturno.

E foi criada pelo decreto do n0 164, de 02 de Setembro em 1975, se localiza na Vila Margarida, no Bairro Cruzeiro, na zona Norte de Campo Grande.

Hoje, desde sua criação á Escola Estadual Maria Eliza Bocaiúva Corrêa da Costa trabalha com o ensino-aprendizagem nas concepções ligada ao método dos filósofos Piaget (1971) e Vygosty (1989), que são dois idealistas nas concepções na educação humana do nosso ser por individuo.

Piaget descreve o funcionamento da inteligência humana como processo evolutivo, contínuo, ao longo da vida. Já Vygosty fala que salienta o valor histórico social nesse processo. Vemos que esse dois filósofos são objetivo em falar na educação de cada individuo; damos a pensar que educação queremos para nossas crianças hoje na escola públicas de nosso país. Pois bem falar de educação pública não é uma tarefa fácil no dia-a-dia de nossa vida, mas, contudo podemos dizer que a educação está passando por um processo de transformação evolutivo e um avanço a cada governo que passa. E podemos esperar uma boa qualidade de ensino sim das escolas públicas, com isso temos que contribuir para que isso ocorra gradualmente no seu processo evolutivo.

Queremos forma cidadãos capazes de vê o mundo de uma maneira diferente, de um ângulo que a sue mundo faz uma leitura do mundo escolar, chegar à escola e ter absoluta certeza que ali naquele prédio está seu futuro de vida, que se leva pra vida toda.

A participação dos pais é fundamental nesse processo de aprendizagem e conhecimento de seus filhos.

Os professores da escola têm ensino superior, contendo mestrado e dourado na sua capacitação de sua formação.

A Escola Estadual Maria Eliza Bocaiúva Corrêa da Costa foi avaliado como bom, oferecendo uma qualidade de ensino boa. Mas não havendo questionamento enquanto a isso.

O avaliar do ensino das crianças é mais favorável á aprendizagem é o indisciplinar, ao mesmo tempo teórico e prático, o aluno precisa aprender lidar com a informação e não consumi-la apenas, e como se torna favorável também que os meios técnicos de informação estejam á disposição da escola, fazendo o cotidiano reflexivo.

Com isso a escola trabalha com o aprender a aprender de seus alunos, que desenvolva habilidades de pensamento e senso crítico de suas idéias. Contudo consolidando se faz refletir a função social da escola e se faz necessário um repensar e organizar o político-pedagógico. Faz-se permitir:

* Trabalhar com os valores culturais, morais e físicos;

* Integrar elementos da vida social aos conteúdos trabalhados;

* Compreender este aluno como um cidadão que deve ser um agente transformador da sociedade, além do crítico, responsável e participante diante a sociedade que convive.

A escola tem que ser Crítica, reflexiva.

A comunidade tem um papel muito importante diante do projeto pedagógico e sua função social, diante disso deve refletir se faz voltada para os interesses políticos, para que os alunos possam enfrentar as condições de igualdade ou como enfrentar o mundo contemporâneo.

O saber dos alunos trazidos de casa deve ser a interação, mediação entre educador-educando com uma via de mão dupla, nesse processo de ensino-aprendizagem.

Os conteúdos dados em sala de aula dever criar o senso de discussão e da partida no manifesto do seu conhecimento que se tem do próprio aluno. Nisso tem um efeito para que o professor possa avançar o seu conhecimento diante do educando como sujeitos reflexivos. A escola deve respeitar o referencial curricular da SED, por disciplina, mas deve analisar e priorizar o que o aluno deve obter de conhecimento sistematizado.

• Diagnóstico

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com