TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é O PPP, Para Que Serve O PPP Na Escola, Quem Elabora O PPP, Qual A Participação Do Professor No PPP, Por Que é Importante O Professor Conhecer O PPP E Por Que é Importante Discutir A Escola E O PPP Nas Licenciaturas.

Trabalho Universitário: O Que é O PPP, Para Que Serve O PPP Na Escola, Quem Elabora O PPP, Qual A Participação Do Professor No PPP, Por Que é Importante O Professor Conhecer O PPP E Por Que é Importante Discutir A Escola E O PPP Nas Licenciaturas.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  22.123 Visualizações

Página 1 de 2

O projeto político pedagógico (ppp) é um documento que todas as escolas deveriam ter, pois nele mostra quais são os principais objetivos da escola, o que ela pretende e a solução para todos os problemas diagnosticados. “ É através dele que a comunidade escolar pode desenvolver um trabalho coletivo, cujas responsabilidades pessoais e coletivas são assumidas para execução dos objetivos estabelecidos”. O ppp deve possibilitar a todos os integrantes da escola a tomada de consciência sobre os problemas e soluções para a escola, e pode promover também debates com a comunidade sobre o mesmo. O ppp serve como um fruto da interação sobre os objetivos e prioridades estabelecidas entre a coletividade, que estabelece, através da reflexão, as ações necessárias a construção de uma nova realidade. A escola tem que ser um espaço democrático que não se limite a reproduzir a realidade educação e sim criar um espaço para a participação e reflexão coletiva sobre o socioeconômico que esta inserida, cumprindo ordens e normas a ela imposta por órgãos centrais do seu papel junto a comunidade.

A elaboração do projeto pedagógico deve ser pautada em estratégias que deem voz a todos os atores da comunidade escolar: funcionários, pais, professores e alunos. Essa mobilização é tarefa, por excelência, do diretor. Essa mobilização é tarefa, por excelência, do diretor. Mas não existe uma única forma de orientar esse processo. Ele pode se dar no âmbito do Conselho Escolar, em que os diferentes segmentos da comunidade estão representados, e também pode ser conduzido de outras maneiras - como a participação individual, grupal ou plenária. A finalização do documento também pode ocorrer de forma democrática - mas é fundamental que um grupo especialista nas questões pedagógicas se responsabilize pela redação final para oferecer um padrão de qualidade às propostas. É importante garantir que o projeto tenha objetivos pontuais e estabeleça metas permanentes para médio e longo prazo.

O professor é a peça chave, no momento de fazer as coisas efetivamente acontecerem. É “ele”, o professor que pode tornar as aulas, um momento de discussão e reflexão, onde serão construídos novos conhecimentos, capazes de despertar o espírito crítico e investigativo nos alunos. Buscando obter êxito no processo educacional, a escola discute estratégias e elabora ações que auxilie os alunos a aprender e desenvolver-se enquanto “cidadão”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com