TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propostas contidas no PPP

Tese: Propostas contidas no PPP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2013  •  Tese  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 6

1- Propostas contidas no PPP

O PPP desta escola tem como proposta a prática de atividades tais como:

Ludicidade – situações novas de socialização, desprendimento, criatividade e imaginação.

Ensino de recursos tecnológicos – preparação para uso de ferramentas tecnológicas, capacitação de criação e resolução de problemas, bem como, para uso de vários tipos de tecnologia de forma racional, eficiente e significativa. Para estes aprendizados serão desenvolvidas atividades em equipe.

Interação e Integração – as atividades em equipes proporcionam o aprendizado do convívio e possibilitam a construção do próprio conhecimento e a participação ativa no conhecimento do outro, bem como a socialização e afeto fundamentais para o processo de aprendizagem;

Relação Família-escola – confraternizações, reuniões e exposições de registros realizados no contexto escolar para aproximar família e escola. Datas comemorativas e feriados que fazem parte da nossa cultura e tradição são trabalhados de forma valorativa e significativa.

Civismo – ressignificação das atividades cívicas e da prática da cidadania.

Solidariedade – vivência de projetos que proporcionem a interação de nossos alunos com a comunidade de modo a promover aprendizados sociais significativos, desenvolvendo ética, cidadania e valores.

Ciências e Cultura – valorização do aprendizado, da culminância dos trabalhos escolares e das produções de outras instituições para aproximar o que é produzido na escola e o que tem sido produzido fora dela.

Empreendedorismo e profissionalização – olhar para o mercado de trabalho, suas possibilidades e exigências, de forma a vivenciar alguns aprendizados e realizar algumas escolhas.

Desportes e desenvolvimento de talentos – atividades lúdicas e integradoras que incentivem o trabalho em equipe, o investimento em potenciais e o desenvolvimento de hábitos saudáveis.

Integração docentes e discentes – o planejamento das atividades se dá de modo que a equipe docente, funcionários, direção, família e alunos possam interagir, aproximar-se e formar vínculos fortes.

Desafios cognitivos – atividades como xadrez, robótica, olimpíadas de matemática, e outras proporcionadas no sentido de incentivar o desenvolvimento cognitivo e a possibilidade lúdica que os perpassam; são instrumentos para o desenvolvimento de habilidades tais como, atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência e criatividade

No item Proposta Pedagógica encontramos:

A participação mais efetiva de todos, nos diferentes segmentos da escola, afim de discutir e avaliar entre as relações do processo ensino – aprendizagem.

Desenvolvimento de trabalhos voltados para a educação sexual e a gravidez na adolescência juntamente com os órgãos da saúde

Envolvimento e a participação dos pais na escola ocorra de forma mais ativa no acompanhamento do desempenho na aprendizagem na aprendizagem de seus filhos.

Implementação e desenvolvimento de projetos de incentivo a leitura e a pesquisa.

Implementação de projetos de resgate de valores, ética e cidadania.

2- Objetivos e projetos

Objetivo Geral

Garantir a formação básica do cidadão e o seu desenvolvimento integral, mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender, compreender o ambiente social, sistema político, tecnológico, científico e ético, atendendo a diversidade cultural, econômica e social, promovendo a universalização do ensino, assegurando o acesso e permanência de todos, contribuindo para uma sociedade comprometida com as suas garantias constitucionais e atuantes no processo de transformação social.

Objetivos Específicos:

- Atender a diversidade social, econômica e cultural destinada a inclusão de todos;

- Assegurar o acesso, a permanência e a aprendizagem do educando;

- Garantir a universalização do ensino;

- Contemplar a educação do campo e educação escolar indígena, ofertando ensino diferenciado;

- Atender os alunos com necessidades educacionais especiais;

- Conhecer e respeitar o modo de vida dos diferentes grupos sociais como a Cultura Afro-brasileira e africana, Indígena e povos do campo;

Integrar o aluno ao uso da tecnologia, procurando aprimorar a prática pedagógica.

PROJETO AMIGOS DO

MEIO AMBIENTE

Reduzir, Reutilizar e Reciclar são as palavras da hora.

Investir na natureza é cuidar do nosso maior patrimônio.

JUSTIFICATIVA:

A Escola Municipal Joaquim Teixeira Camargos possui várias iniciativas e sempre participou de projetos que discutem a Educação Ambiental.

Além disso, em 2011, a Campanha da Fraternidade propõe a reflexão sobre a questão ecológica, com foco, sobretudo, no problema das mudanças climáticas. Ela se coloca em sintonia com uma cultura que está se expandindo cada vez mais, em todo o mundo, de respeito pelo meio ambiente.

A campanha tem como objetivo, segundo a CNBB, "contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participar dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta". A Campanha da Fraternidade foi criada em 1964 e esta é a quarta vez que aborda um tema relacionado à preservação da natureza e do meio ambiente.

2011, portanto, será um ano onde daremos grande ênfase aos trabalhos sobre meio ambiente. Um ano onde trabalharemos todos os projetos propostos para serem culminados na Mostra Cultural.

E, para sermos coerentes com todos esses projetos, precisamos nos preocupar com o ambiente da Escola, observando como ele é organizado e mantendo-o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com