TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TELEOLOGIA EDUCACINAL CONSTANTE DO PPP

Trabalho Universitário: A TELEOLOGIA EDUCACINAL CONSTANTE DO PPP. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2013  •  3.276 Palavras (14 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE ALBERT EINSTEIN

DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

PROFESSORA MS. JACIRENE PIRES

DISCENTE: DEVONEY SILVA OLIVEIRA

CLENE ALVES MILANO

NILZANGELA DA SILVA SANTOS

A TELEOLOGIA EDUCACINAL CONSTANTE DO PPP

RONDONÓPOLIS-MT, 2012

INDICE

INTRODUÇÃO...............................................................................................................3

O que é: Filosofia, Educação, Conhecimento, Ética, Moral, Os Marcos da Educação e da Pedagogia, Teleologia?................................................................................................4

A Teleologia Educacional Constante do PPP da Escola Padre Dionísio Kuduavizcz, das Cáritas Diocesana de Rondonópolis e da Escola José Bonifácio Sachet..........................5

Considerações Finais.......................................................................................................10

INTRODUÇÃO

Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o PPP.

O PPP é um projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir. É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores, mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Por isso a sua elaboração precisa contemplar a missão, a clientela, dados sobre a aprendizagem, relação com as famílias, recursos, diretrizes pedagógicas e o plano de ação da escola.

Para tanto precisamos entender alguns pontos: O que é filosofia? O que é educação? O que é conhecimento? O que é ética? O que é moral? Quais são os marcos da educação? O que é teleologia?

Por ter tantas informações relevantes, o PPP se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que todos os membros das equipes gestora e pedagógica das escolas devem consultar a cada tomada de decisão. Tendo isso como base as discentes Devoney Silva Oliveira, Clene Alves Milano e Nilzangela da Silva Santos pesquisaram os PPPs das unidades em que trabalham com objetivo de conhecer melhor sua filosofia e de verificar se suas perspectivas, se as ações pedagógicas das escolas e se suas práticas coincidem e correspondem com a teleologia constante do PPP. Além de observar a teoria de aprendizagem que dá sustentação ao mesmo.

O objeto de estudo utilizado na pesquisa foram os PPPs das seguintes unidades: da Escola Municipal Rural Padre Dionísio Kuduavizcz – onde a discente Devoney Silva Oliveira trabalha-, das Cáritas Diocesana de Rondonópolis- Unidade Infantil Pequeno Junior – onde a discente Clene Alves Milano trabalha- e da Escola Bonifácio Sachet – onde a discente Nilzangela da Silva Santos trabalha.

O que é: Filosofia, Educação, Conhecimento, Ética, Moral, Os Marcos da Educação e da Pedagogia, Teleologia?

A Filosofia é um corpo de conhecimento que se faz onipresente e possibilita ao ser humano compreender o seu mundo e dar-lhe sentido, um significado mais compreensivo. Esse corpo de conhecimento significa um conjunto coerente e organizado de entendimentos sobre a realidade. Ele cria o ideário que norteia a vida humana em todos os seus momentos, em todos os seus processos e no nosso modo de agir. Filosofia também é uma forma de conhecimento que, interpretando o mundo, cria uma concepção coerente e sistêmica que possibilita uma forma de ação efetiva.

A filosofia fornece à educação uma reflexão sobre a sociedade na qual está situada, agindo sobre o educando e o educador, bem como indicando para onde esses elementos podem ou devem caminhar. A educação, ou seja, o ato de educar é conduzido de um estado a outro, a fim de se modificar numa certa direção, o que geralmente só é possível por causa da educação. Entendemos a filosofia por ela inserir na história os temas com que se ocupa, mudando de acordo com os problemas que precisa enfrentar e que exigem reflexão.

Educar é uma prática social consciente que visa mudanças de comportamento não só no educando, mas também no educador e na sociedade. Para tanto, importa interpretar a educação como uma instância dialética, que serve a um projeto, a um modelo, a um ideal de sociedade. Em outras palavras, a educação trabalha para realizar esse projeto na prática cotidiana. O papel de uma teoria crítica da educação é dar substâncias concretas a essa bandeira de luta, de modo a evitar que ela seja apropriada e articulada somente pelos interesses dominantes (in Saviani). Quanto ao conhecimento, ele pode ser de quatro tipos: popular, científico, filosófico e religioso. Cada um tem suas características, especificidades e importância na vida de todos nós.

O conhecimento popular é aquele criado e veiculado nas interações sociais que ocorrem no cotidiano de todo e qualquer indivíduo. O científico está relacionado à ciência e ao estudo minucioso e pormenorizado de teorias e práticas dos seres humanos em sua relação com o meio em que vivem, e ocorre em especial nas escolas, faculdades, universidades etc. Já o conhecimento filosófico engloba toda a educação, seja ela formal ou empírica. Surgido na Grécia antiga, ele evoluiu a ponto de ser uma das bases da sociedade moderna, estabelecendo limites para as nossas ações individuais ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com