TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analfabetismo

Monografias: Analfabetismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

Analfabetos funcionais são pessoas que, mesmo sabendo ler e escrever algo simples, não possuem as habilidades necessárias – nas quais identifico, para o ensino superior, a autonomia intelectual – para viabilizar o seu desenvolvimento pessoal e profissional (UNESCO, em 1978).

Um problema que decorre, segundo as premissas teóricas com as quais venho trabalhando, da histórica situação subdesenvolvida do Brasil.

A Didática – teoria pedagógica – estuda e ensina como transformar o saber escolar, ou seja, o processo de pedagogização do saber científico, o que, teoricamente, redundaria em uma aprendizagem qualificada.

Mas, para isto, tem de haver uma codificação proveitosa de conhecimentos, de produção própria de saberes e de transferência destes conhecimentos.

Porém, os conhecimentos tácitos (prévios ou de base) - subjacentes, portanto, àqueles que são transmitidos nas universidades - são difíceis de transferir instantaneamente;

E sem os conhecimentos tácitos não é possível que haja codificação das informações (Lastres). Ou que haja aprendizagem eficaz proveitosa, com qualidade social.

No ambiente virtual de aprendizagem: o mesmo pode ser susceptível de não questionamento, ou de ausência de crítica, no caso de que não existam ações contrárias a isto, e que fomentem a capacidade crítica do participante (Franco).

A existência, também, do «analfabetismo digital» limita, portanto, a investigação, competência essa fundamental para estudantes com autonomia intelectual.

«Ainda que uma rede possibilite a auto-organização, a seleção e a filtragem das informações, não existe uma estrutura interna naquilo que se seleciona, ou seja, um enquadramento analítico, racional, articulado e bem fundamentado.» (DYSON, 1998).

Portanto, «inclusão digital não é sinônima de computador, é sinônimo de capacitação e conhecimento distribuído». (Silveira)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com