TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analfabetismo Funcional

Trabalho Universitário: Analfabetismo Funcional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 2

Analfabeto funcional é a denominação dada à pessoa que mesmo capacitada a decodificar minimamente as letras, geralmente frases, sentenças, textos curtos e os números, não desenvolve habilidade de interpretação de textos e de fazer operações matemáticas. Também é definido como analfabeto funcional o indivíduo maior de quinze anos possuidor escolaridade inferior a quatro anos letivos, embora essa definição não seja muito precisa, já que existem analfabetos funcionais detentores de nível superior de escolaridade.

A professora Renata quis ensinas para seus alunos que a leitura e muito importante ate antes de saber a ler, ela escrevendo no quadro já e para mostrar pra eles que a leitura e importante em tudo.

Ela quis dizer que não precisa, a saber, a ler para ler bons livros infantis. Só com as gravuras que eles vê já pode imaginar varias historias para eles contarem na sala de aula.

O analfabetismo funcional ainda existe porque tem muitos que sabem a ler e tem dificuldade a procurar um bom livro, tem muitos que procuram livros pelo tanto de paginas, quanto menos eles acham melhor, e não procuram, a saber, a praticar, mas na leitura.

E com isso eles nunca gostam de ler nunca.

egundo dados de 2005 do IBOPE 1 2 , no Brasil o analfabetismo funcional atinge cerca de 68% da população (30% no nível 1 e 38% no nível 2). Somados esses 68% de analfabetos funcionais com os 7% da população que é totalmente analfabeta, resulta que 75% da população não possui o domínio pleno da leitura, da escrita e das operações matemáticas, ou seja, apenas 1 de cada 4 brasileiros (25% da população) é plenamente alfabetizado, isto é, está no nível 3 de alfabetização funcional.

O censo 2010 mostrou que um entre quatro pessoas são analfabetas funcionais. A porcentagem é de 20,3% de analfabetos funcionais. O problema maior está na região Nordeste, onde a taxa de analfabetismo funcional chega a 30,8%.3

Em 2012, o Instituto Paulo Montenegro e a ONG Ação Educativa divulgaram o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) entre estudantes universitários do Brasil e este chega a 38%4 , refletindo o expressivo crescimento de universidades de baixa qualidade durante a última década.

Esses índices tão altos de analfabetismo funcional no Brasil devem-se à baixa qualidade dos sistemas de ensino público, à falta de infraestrutura das instituições de ensino (principalmente as públicas) e à falta de hábito e interesse de leitura do brasileiro. Em alguns países desenvolvidos e/ou com um sistema educacional mais eficiente, esse índice é inferior a 10%, como na Suécia, por exemplo. 5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com