TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analfabetismo e diplomatas

Relatório de pesquisa: Analfabetismo e diplomatas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório da apresentação dos trabalhos de 15 e 22 de março e 19 de abril

Origem do conhecimento, Verdade e conhecimento, A cabeça bem-feita,

O Pensamento, O desenvolvimento de habilidades, Trabalho e Emprego,

Analfabetos e diplomados, Necessidade de Idéias, Verdade e conhecimento,

O saber e o não-saber.

A apresentação dos trabalhos nas aulas de iniciação ao conhecimento acadêmico tratou abordando os seguintes temas: origem do conhecimento, verdade e conhecimento, a cabeça bem-feita, o pensamento, o desenvolvimento de habilidades, trabalho e emprego, analfabetos e diplomados, necessidade de idéias, verdade e conhecimento, o saber e os não saber.

O conhecimento tem sua origem na capacidade reflexiva do próprio homem, nasce da experiência cotidiana, a qual lhe garante um lugar único entre os seres que habitam nosso planeta, os fundamentos da evolução científica e tecnológica encontram-se na antiga Grécia. Surgem os filósofos que tentam interpretar a natureza, através da observação do uso da lógica, os filósofos gregos iniciam o caminho que leva ao conceito moderno da ciência, através do uso, da observação e da lógica. Sem idéias sobre ser e devir, a vida não funciona seres vivos devem saber conduzir-se a si mesmos para isso necessitam de conhecimento.

A ciência é um empreendimento lógico e histórico. Sob o ponto de vista lógico, é um conjunto de enunciados a cerca de um objeto, é o que foi considerado científico no passado já não é reconhecido no presente, Estamos diante de uma realidade em que cidadãos mitificam a ciência, prescrevem o enunciado científico como se fosse uma verdade, falam como se fossem absolutos. Com isso acabam induzindo leitores e outros ouvintes a uma equivocada compreensão do valor do conhecimento cientifico. É recomendável falar de conhecimento científico e não em verdades científicas, a verdade ultrapassada o domínio da ciência. Não sabemos o que é a verdade, a realidade, quem somos e quem são os outros, mas toda vez que falamos, escrevemos, agimos, supõe-se uma ideia de verdade, uma concepção de realidade, acreditamos nos conhecer e conhecer aos outros.

O desenvolvimento das aptidões gerais da mente faz com que a pessoa tenha o seu melhor desenvolvimento particular ou especializado, Quanto maior for desenvolvida a inteligência de um indivíduo, melhor será a capacidade e método para tratar qualquer tipo de problema, A educação

deve favorecer essa aptidão, fazendo com que a capacidade da pessoa seja a melhor para resolver os problemas com qualidade, e quem sabe assim, estimular o pleno emprego da inteligência geral, para termos pleno emprego da inteligência geral precisamos exercitar constantemente a curiosidade, o desenvolvimento da inteligência geral requer que seu exercício se ligue á dúvida, a qual é o fermento de toda atividade crítica, o bom uso da inteligência é de grande importância em todos os domínios da cultura da humanidade e da vida, uma cabeça bem-feita é uma cabeça apta a organizar os conhecimentos e, com isso, evitar sua acumulação estéril, todo conhecimento constitui uma tradução e uma reconstrução a organização dos conhecimentos é realizada em função de princípios e regras e comporta separação e ligação, análise e síntese, o desenvolvimento da aptidão para contextualizar e globalizar os saberes torna-se um imperativo da educação, Hoje em dia somos privilegiados com o saber. Todos nós temos a oportunidade de estudar e adquirir conhecimentos de diferentes formas, portando, além de termos este privilégio, temos que aproveitar. Hoje em dia, sem conhecimento, não vamos a lugar nenhum.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com