TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analisando O Contexto Empresarial

Ensaios: Analisando O Contexto Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  2.033 Palavras (9 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

O trabalho abaixo discorrido tem como objetivo apresentar a analise do contexto empresarial sobre o que foi nos repassado durante o 1º semestre do curso de contabilidade. Observa-se que o conhecimento nos passado até então aborda desde o inicio quais os procedimentos a serem seguidos por aqueles que querem iniciar sua carreira no mundo dos negócios empresarias. A contabilidade trouxe enorme contribuição à administração permitindo novas técnicas de planejamento e controle de recursos materiais, financeiros, humanos e, sobretudo, uma ferramenta que dá suporte na tomada de decisões, no sentido de aperfeiçoar a execução de trabalhos e, sobretudo diminuir os riscos envolvidos nos planos. Assim a matemática tem um papel decisório para se ter uma visão ampla do campo, onde se está atuando, demonstrando através de estatísticas o momento de avançar, ou até mesmo de recuar. Com um mercado competitivo em constante transformação, o gestor na tomada de decisão precisará contar com ferramentas como a matemática que deverá estar a serviço da empresa a qualquer tempo. O empresário que não conhece matemática, certamente encontrará problemas para conduzir a empresa ele precisara contar com pelo menos um raciocínio lógico.

E ao final deste apresentar também informações sobre como lidar com os fatores ambientais das organizações e entender os aspectos jurídicos que envolvem o mundo empresarial.

2 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL

A contabilidade indispensável para a gestão empresarial. Contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações Contabilidade Gerencial, em síntese, é a utilização dos registros e controles contábeis com o objetivo de gerir uma entidade, dar base aos administradores para tomada de decisões.

A gestão de entidades é um processo amplo, que necessita de uma adequada estrutura de informações - e a contabilidade é a principal delas, o custo de manter uma contabilidade completa (livros diário, razão, inventário, conciliações, etc.) não é justificável para atender apenas ao legislativo. Informações relevantes podem estar sendo desperdiçadas, quando a contabilidade é vista burocracia para atendimento governamental, organizações precisam aproveitar as informações geradas, pois obviamente assim as decisões serão tomadas com base em fatos reais e dentro de uma técnica comprovadamente eficaz.

A contabilidade não “inventa” dados, ela se apoia na escrituração regular dos documentos, contas e outros fatos que influenciam o patrimônio empresarial. A utilização da contabilidade por de ser realizada dentre outros quesitos para projeção do fluxo de caixa, análise de indicadores, determinação de custos padrões de trabalho, planejamento tributário, elaboração do orçamento e de planos orçamentais.

Enfim os demonstrativos da contabilidade demonstra a todo o tempo a situação financeira das entidades, podem ser feitos e refeitos a qualquer momento, dados da contabilidade podem ser usados por diversos setores da empresa, o administrativo, o setor de recursos humanos para demonstra se deve-se ou não ocorrer contratações ou demissões e também ate pelo setor de compras mostrando se há ou não necessidade de ampliar estoques e adquirir novas mercadorias.

3 A MATEMÁTICA A SERVIÇO DA EMPRESA

A Matemática tem extrema importância para contabilidade e sua aplicação quando bem desenvolvida, traz maior rentabilidade possibilitando precisam nos resultados. Certamente com uma boa base desse conhecimento traz à compreensão de problemas, pode ser aplicada em diversas situações cotidianas como calcular as prestações de um financiamento de um móvel ou imóvel optando pelo pagamento à vista ou parcelado. A Matemática fornece o instrumental necessário à avaliação de negócios, de modo a identificar os recursos mais atraentes em termos de custos e os mais rentáveis no caso de investimentos financeiros ou de bens de capital.

Podemos dizer também que e através da matemática que se obtém informações sobre a posição financeira da empresa analisando os dados obtidos basicamente através da análise de porcentagens. Com objetivos diversos como demonstrar quantitativamente valores matemáticos, informações que apontam o comportamento do mercado e assim apontam qual a melhor direção a ser tomada. Sendo uma ferramenta indispensável a trabalho da empresa, ou seja, ao elaborar um planejamento estratégico a matemática é a grande aliada.

Historicamente, a equação matemática mais conhecida na contabilidade é o método das partidas dobradas que define que para toda entrada deve-se existir uma saída as entradas de débito são registradas no lado esquerdo e as entradas de crédito no lado direito do livro razão. Em um modelo esquemático conhecido no como "razonete", as contas são chamadas de contas T devido a sua semelhança com a letra T quando a mesma está vazia.

Cada transação normalmente consiste em duas entradas, mas podem existir três ou mais entradas ao se contabilizarem as taxas, por exemplo. Como é mais comum uma transação conter somente duas entradas, sendo uma entrada de crédito em uma conta e uma entrada de débito em outra conta, daí a origem do nome "dobrado".

Enfim a matemática é utilizada em todas as faces da contabilidade e na administração da empresa, desde a soma, subtração, multiplicação e divisão até em expressões algébricas mais definidas. Portanto matemática é indispensável para o alcance dos objetivos de uma organização. Muitas empresas deixam de investir na hora certa, não conseguem avançar, pois, não realizam uma amostragem do campo em que se está pisando. Desta forma com o uso das ferramentas certas as surpresas são menores, e os riscos desnecessários poderão ser evitados. O profissional que atua com pesquisas envolvendo números e porcentagens, deve ser qualificado entender a linguagem dos números, devido a sua complexidade uma informação obtida de forma equivocada, poderá causar grandes transtornos na tomada de decisão pelo gestor, assim o contabilista deve manusear a matemática financeira com reponsabilidade, as demonstrações contábeis deverem ser fieis a realidade da organização. O não conhecimento dessa ferramenta poderá ser causa de prejuízos inevitáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com