TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise

Resenha: Analise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Resenha  •  239 Palavras (1 Páginas)  •  153 Visualizações

Após, inicie o procedimento para instalação de controle de estímulo, ou seja, o treino discriminativo propriamente dito. Mude a iluminação e as contingências de acordo com o programado- 4 = 100% - luz (SD), I-0 0% - ESCURO (S delta). Não se esquecendo de alternar também a posição da chave de controle do bebedouro (para SD, a posição da chave deve ficar no “Automático” e para Sdelta, na posição “Desligado”).

Ex.: Quando LUZ – pressionar a barra é reforçado/ Quando ESCURO pressionar a barra NÃO é reforçado.

O procedimento básico para o estabelecimento de uma discriminação é um esquema no qual as situações de SD e S delta são alternadas e tem as seguintes características:

1. A sessão experimental tem início com um período de SD (luz do botão 4 -100%);

2. Os estímulos SD e Sdelta são apresentados sucessivamente. Em SD as respostas são reforçadas para que a situação se torne positivamente reforçadora. A duração de cada período de SD será de um minuto.

3. Para evitar que o animal sacie muito rapidamente e, por outro lado, para manter uma alta freqüência de respostas, o esquema de reforçamento será intermitente: razão fixa 4 ( FR 4 ).

4. Para facilitar a discriminação, toda 1a. resposta em períodos de SD será reforçada (antes de iniciar o FR).

5. Em Sdelta as respostas não serão reforçadas. A duração do Sdelta será, aproximadamente, de um minuto. Nesse período você somente anotará as respostas do animal.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com