TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise

Dissertações: Analise. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  237 Visualizações

Ao longo de toda a história econômica moderna, o instrumento do crédito tem sido o grande impulsionador da geração de emprego e renda.

Ao dispor de informações fidedignas, captadas de fontes oficiais e pertinentes, processadas e disponibilizadas de maneira segura, o concedente de crédito pode melhor quantificar os riscos de crédito e reduzir os custos decorrentes da inadimplência. O tomador, por sua vez, beneficia-se pelo fato de poder ter sua capacidade de pagamento adequadamente avaliada e, com isso, obter melhores condições de prazo e juros, pois a importância das informações positivas atenua o peso das informações restritivas que eventualmente possam existir.

O acesso a informações confiáveis não apenas sobre inadimplência, mas também sobre comportamentos positivos do tomador de crédito, permite a boa gestão do risco, o que pressupõe a existência de processos seguros de avaliação e concessão de crédito, fundamentais para a manutenção de empresas saudáveis e a conseqüente expansão do crédito. Dessa forma, é possível emprestar e Vender a prazo, receber nos prazos acordados e vender e emprestar novamente, criando-se um ciclo virtuoso, que contribui para tornar a oferta de crédito mais ampla.

Nas sociedades modernas, a desafiante "tarefa é promover o desenvolvimento econômico e atender às demandas sociais, aspecto cada vez mais presente nas decisões empresariais.”

2- Com base na teoria desenvolvida para concessão de crédito, quais são os cinco fatores abordados e que se tornaram fatores condicionantes da concessão de crédito? Explique cada um dos fatores, dando exemplos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com