TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Comparativa Do Desenvolvimento Economico Da India E China

Ensaios: Analise Comparativa Do Desenvolvimento Economico Da India E China. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

Em que contexto é possível afirmar que se forma uma rede urbana.

Quais as características sociais, ambientais, e urbanas do processo de urbanização brasileiro? Por quê?

Quais as características da rede urbana atual

A rede urbana se forma quando em determinado espaço de tempo, um território sofre mudanças sociais, econômico, politicas.

No Brasil a rede urbana se dá através de longos períodos e em diversas partes, a começar pelo o período colonial, pois com a chegada dos portugueses o país se vê obrigado a possuir as necessidade básicas para desenvolvimento de uma cidade.

Portanto começa a formar-se poucas cidades dominantes próximo a costa brasileira, havendo assim a necessidade da implantação da economia mercantil, provocando o surgimento de cidades portuárias, com a finalidade de comercialização e transações financeiras , beneficiando sempre em primeiro lugar o Estado colonial português, e depois o Estado brasileiro que por sua vez também tinha suas predileções.

A questão da desigualdade e o desequilíbrio da rede urbana brasileira, tem início nesse período, e se agrava cada vez que se há uma evolução no sistema econômico, pois os grandes polos conseguem acompanhar o desenvolvimento, porém em contrapartida o entorno dessa região não consegue ao menos formar uma rede urbana, eram consideramos pequenos núcleos, vivam ainda num sistema agrícola com um comercio inexpressivo.

Algumas regiões, ou seja, os pequenos núcleos que viviam de um sistema especifico vieram a falir, pois não conseguia acompanhar a evolução para um novo ciclo, foi caso da mineração quanto a implantação das lavouras. Nunca houve no período colonial um núcleo intermediário que pudesse gerar equilíbrio, exercendo a função de agir entre os pequenos núcleos e os grandes polos.

Após a independência, houve a abertura dos portos intensificando o comercio entre o Brasil e os países industrializados, ainda nesse período também a abolição da escravatura, e sequencialmente a expansão da economia cafeeira, temos o inicio da industrialização e a entrada de fortes contingentes migratórios, que contribuiu para um mercado assalariado e a formação de classe urbana.

Dá-se, portanto uma nova relação entre o urbano e os sistemas econômicos regionais, surgiram novas cidades, que contribuíam para a diversificação das atividades em cidades já existentes.

Com tanto desenvolvimento , havia necessidade integração maior entre as cidades, com isso a chegada dos transportes ferroviários, fluviais e a comunicação telegráfica impulsionam a expansão das redes urbanas em diferentes partes do país

As ferrovias e o crescimento da indústria têxtil apesar de se dar em várias regiões, tem sua concentração no Sul e Sudeste, o que levou a decadência das cidades que utilizavam meios de transportes antigos, a ferrovia foi supervalorizada, o que levou essas regiões a cair no abandono.

Ao longo do século XX as atividades industriais têm tanta força, que implanta o sistema capitalista no país, porém esse crescimento alarmante é fruto de capital internacional. As cidades não precisavam somente de infraestrutura, equipamentos e etc; precisa principalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com