TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Da Gestação Sustentável De Suprimentos

Monografias: Analise Da Gestação Sustentável De Suprimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA DE UM ARTIGO CUJO TEMA: ANÁLISE DA INCORPORAÇÃO DA GESTÃO SUSTENTÁVEL NA CADEIA DE SUPRIMENTOS

O artigo apresenta como seu principal objetivo analisar a forma e o porque da incorporação de sustentabilidade na cadeia de suprimentos e como isso é visto pelos consumidores. Para tanto, foram utilizadas como base entrevistas em profundidade com 4 dos 13 fornecedores participantes da segunda edição do projeto Sustentabilidade de Ponta a Ponta do Walmart Brasil que teve sua primeira edição em 2010 e segunda em 2011, objeto de estudo deste trabalho. Além disso, foi realizada uma pesquisa do tipo survey junto aos consumidores para verificar as atitudes e comportamentos dos mesmos frente a questões sustentáveis e posteriormente foram realizadas as análises estatísticas pertinentes. Os resultados indicam que as empresas estão evoluindo na adoção de práticas sustentáveis e acreditam que existe uma tendência do mercado a valorizar cada vez mais essa inserção. Embora se tenha verificado uma tendência dos consumidores a valorizar aspectos sustentáveis no momento da compra, os resultados mostram que ainda existe muito a se desenvolver nesse sentido.

A globalização dos mercados vez com que diversos gestores observassem que lucratividade não representava o único elemento de sucesso no longo prazo. Preocupações mais amplas com pessoas e meio ambiente passaram a representar variáveis relevantes para perpetuidade dos negócios.

Outra importante percepção é que além de se preocuparem com o ambiente intra-organizacional, as empresas devem expandir a aplicação do conceito de sustentabilidade por toda sua cadeia de suprimentos, visto que esta é fundamental para a estratégia da organização e possibilita a visão integrada do negócio, de modo a agregar valor a todos os stakeholders, isto é, “[...] pessoas ou grupos que têm ou reivindicam, propriedade, direitos ou interesses em uma empresa e suas atividades passadas, presentes ou futuras.”

A análise das entrevistas em profundidade com as empresas participantes do Projeto Sustentabilidade de Ponta a Ponta indicou que os motivadores-chave da inserção da gestão sustentável na cadeia de suprimentos são questões relacionadas a custos, posicionamento da empresa frente ao novo perfil de consumidores, além da preocupação das mesmas com a imagem corporativa e atendimento às expectativas das próximas gerações. Porém,as empresas entrevistadas mostraram-se cautelosas quanto a gestão sustentável na cadeia de suprimentos ser diferencial competitivo, em virtude da falta de amadurecimento do conceito.

A análise estatística revelou que 71,9% da amostra selecionada de consumidores têm preocupação com questões ambientais, porém muitas vezes essa parcela obteve comportamento muito similar aos que não declararam ter preocupação ambiental. Tal mostra que esta preocupação ainda não se reflete fortemente no comportamento cotidiano vai de encontro também com o comentário de uma das empresas entrevistadas, que relatou perceber que o processo de conscientização comportamental da população ainda está em fase de evolução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com