TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Da Politica Publica

Casos: Analise Da Politica Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 3

ANALISE DE POLITICA PÚBLICA

O papel da Análise de política é encontrar problemas onde soluções podem ser tentadas, ou seja, “o analista deve ser capaz de redefinir problemas de uma forma que torne possível alguma melhoria”. Portanto, a Análise de política está preocupação tanto com o planejamento como com a politica (politics).

Segundo Wildavsky (1979), a Análise de politica e uma empreitada multidisciplinar que visa interpretar as causas e consequências da ação do governo. Embora há muito tempo cientistas já tivessem se interessado por questões relativas á atuação do governo e ás politicas publicas, o que é novo é a escala em que elas passam a ocorrer a partir dos anos 1979 e o ambiente mais receptivo que passa a existir por parte dos governos.

O Modelo incremental, vê a politica pública como continuação de atividades governamentais passadas e que recebem apenas algumas apenas algumas modificações incrementais.

Nessa perspectiva, os tomadores de decisão aceitam a legitimidade dos programas estabelecidos e tacitamente concordam em dar continuidade ás politicas já existentes, uma vez que, para desenvolver politicas j diferentes, recursos esses nem sempre disponíveis para os decisores.

No modelo institucional, cuja ênfase é posta no papel do Estado na produção das politicas, pouca atenção é dada á ligação entre a estrutura das instituições politicas e o conteúdo da politica. Os estudos geralmente descrevem instituições governamentais específicas – sua estrutura, organização, deveres e funções – sem inquirir, sistematicamente, sobre o impacto das características institucionais sobre os resultados da politica.

O modelo de politica racional, sustenta que a politica é o cumprimento eficiente de metas. A politica é racional quando é mais eficiente, isto é, se a razão entre os valores alcançados e os recursos despendidos é positiva e maior que qualquer alternativa visualizada para a obtenção de objetivos determinados. Essa ideia de eficiência envolve o cálculo dos valores sociais, políticos e econômicos sacrificados ou alcançados pela politica pública.

A politica racional é a que produz “ganho social máximo”, isto é, os governos devem optar por politicas cujos ganhos sociais superem os custos pelo maior valor não sejam excedidos pelos ganhos.

Dito de outro modo, uma politica racional requer informações sobre politicas alternativas, capacidade preditiva sobre as consequências e competência para calcular corretamente a relação entre custos e benefícios.

Mas, esse modelo de tomada de decisão racional contém uma série de limitações e uma delas é a sua reduzida capacidade de explicar a autonomia e o poder discricionário dos indivíduos no interior de organizações, como também a de não considerar o quadro politico mais global ou a possibildade de que a determinação dos fins depende de um amplo número de variáveis econômicas, politicas, sociais e culturais, não inteiramente manipuláveis pelos decisores.

Modelo de elite - vê a politica como resultado de preferências e valores de elites governamentais; portanto, a politica pública não é vista como reflexo de demandas dos governados. Os adeptos desse modelo partem da premissa de que as pessoas, em geral, são apáticas e mal informadas sobre politica pública e que são as elites

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com