TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas Públicas de Juventude: Análise histórica – Avanços ou Retrocessos?

Por:   •  31/5/2015  •  Artigo  •  5.045 Palavras (21 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 21

RESUMO

Políticas Públicas de Juventude: Análise histórica – avanços ou retrocessos?

O presente trabalho representa um fenômeno que busca entender a juventude brasileira e do como a sociedade e o poder público, têm se posicionado face às suas questões ao longo dos anos. Está sendo feita uma análise histórica a partir de uma concepção de Políticas Públicas, entendidas como uma diretriz elaborada para enfrentar um problema público (é a diferença entre situação atual indesejada e uma situação ideal possível) e garantir o consenso social. Essas iniciativas visam contribuir para a redução de desigualdades sociais e garantir direitos. Nesse estudo podemos observar que, no país, ainda temos o que avançar nas políticas públicas de juventude, então foi realizada essa análise do processo de construção dessas políticas, os programas e projetos que vêm sendo implementados para esse segmento. A metodologia será a qualitativa e quantitativa a partir de uma revisão bibliografia sobre o tema e análise dos dados coletados de órgãos governamentais. Nesta pesquisa utilizaremos o método comparativo necessário para trabalhar como os diferentes governos que se sucederam no país e a nossa sociedade que vêm se modificando ao longo do tempo no Brasil encaram a juventude que assim como outras parcelas que historicamente tiveram suas privações e viveram a margem da sociedade, como, os negros, as mulheres e a classe trabalhadora. A juventude é vista por uma grande parcela da sociedade brasileira como uma fase da vida onde é marcada pela rebeldia e não a encarando como um sujeito participativo do processo político e um cidadão que tem seus deveres mas também tem direitos e que precisam ser efetivados. No último século ocorreram inúmeros movimentos no sentido de transformações sociais, que tiveram como seus principais mobilizadores os jovens. Isso demonstra o quanto os jovens são importantes como agentes de transformação social. Por outro lado, essa parcela significativa da nossa sociedade ainda é “invisível” aos olhos da população, expostos a inúmeros problemas sociais e gerando eles próprios suas complicações. Ainda não foram tiradas as conclusões definitivas, pois a pesquisa está na sua fase inicial. O que podemos adiantar é que nos últimos doze anos os jovens tiveram uma maior atenção por parte do Estado, em especial do Governo Federal.

Palavras Chave: Juventude; Política Pública; Estado;

ABSTRACT

Youth Public Policy: Historical analysis - progress or setbacks?

This work is a phenomenon that seeks to understand the Brazilian youth and how society and the government, have positioned themselves face to their issues over the years. Being made a historical analysis from a conception of public policy, understood as a guideline developed to address a public problem (is the difference between unwanted current status and an ideal situation possible) and ensure social consensus. These initiatives aim to contribute to the reduction of social inequalities and ensure rights. In this study we can see that in the country, we still have to move forward in youth public policy then was conducted this analysis of the construction process of these policies and the programs and projects being implemented for this segment. The methodology will be a qualitative and quantitative review from a bibliography on the subject and analyzing the data collected from government agencies. In this research we use the comparative method needed to work as the different governments that followed in the country and our society that have changed over time in Brazil regard the youth as well as other portions that historically had their hardship and lived Border society, such as blacks, women and the working class. Youth is seen by a large portion of Brazilian society as a phase of life where it is marked by rebellion and not staring at her as a participatory subject of the political process and a citizen who has duties but also have rights that need to be hired. In the last century there were many movements towards social change, which had as its main mobilizing young people. That shows how young people are important as social change agents. On the other hand, this significant portion of our society is still "invisible" to the people's eyes, exposed to numerous social problems and generating themselves its complications. The definitive findings have not yet been taken because the research is in its early stages. What we can say is that the last twelve years the youth had a greater attention from the State, especially the federal government.

Keywords: Youth; Public Policy; State;

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho representa um fenômeno que busca entender a juventude brasileira e do como a sociedade e o poder público, têm se posicionado face às suas questões ao longo dos anos. A juventude é vista por uma grande parcela da sociedade brasileira como uma fase da vida onde é marcada pela rebeldia e não a encarando como um sujeito participativo do processo político e um cidadão que tem seus deveres mas também tem direitos e que precisam ser efetivados. No último século ocorreram inúmeros movimentos no sentido de transformações sociais, que tiveram como seus principais mobilizadores os jovens. Isso demonstra o quanto os jovens são importantes como agentes de transformação social. Por outro lado, essa parcela significativa da nossa sociedade ainda é “invisível” aos olhos da população.

A motivação da escolha do tema foi resultado da própria situação do pesquisador como jovem interessado em entender a representação social da juventude, assim como pela própria situação das pesquisas recentes que buscaram estudar a formação da agenda nacional de juventude.

O trabalho busca tais determinantes ao tentar responder a seguinte pergunta: que fatores políticos, institucionais e sociais determinaram o conjunto de agendamento de políticas de juventude no Brasil contemporâneo? Para tanto, parte-se da hipótese de que a atuação das juventudes partidárias, importantes gatekeepers da agenda de juventude, determinaram a conversão de demandas de juventude em questões e ajudaram a reduzir, qualitativamente, os “inputs” em certas convenções que resultaram na sustentação da agenda de juventude no tempo.

O processo de construção dessa profunda política pública retrata o movimento de redemocratização junto a uma provável força de identidade representado pelos movimentos sociais que compuseram o cenário brasileiro entre as décadas de 70 e 90. Nesse aspecto, é interessante notar que tais tipos de demanda têm base em uma cidadania mais cultural, na defesa das identidades, que questiona o arranjo do Estado moderno. Por essa ótica, a universalidade e a neutralidade aparecem como negadores das peculiaridades e das diferenças. As características fundamentais modernas como individualismo, igualdade e universalismo mostraram-se, cada vez mais, pressionados a abarcar todos os aspectos heterogêneos da sociedade (Young 1989; 1990). No imaginário social, a necessidade de ser incluído leva indivíduos a sempre tentarem fazer parte da comunidade imaginada. Todavia, é importante ressaltar que essa pesquisa possui um caráter introdutório e não se limitará aos achados preliminares aqui apresentados. Futuras publicações aprofundarão os dados aqui inferidos e as questões levantadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.1 Kb)   pdf (162.8 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com