TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Das Demonstrações

Casos: Analise Das Demonstrações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  1.381 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÕES:

01 – Qual o papel que o Contador deve desempenhar nas organizações, no que tange elaboração das Demonstrações Financeiras (no que se refere às orientações do Conselho Federal de Contabilidade)?

R: Analisar o mercado financeiro e verificar todo tipo de movimentação que a empresa teve em um determinado período, dessa forma, ele consegue verificar através de suas demonstrações realizáveis por dados contábeis, que irão lhe fornecer informações da situação financeira, podendo assim, apontar seus pontos de melhorias, verificar durante o período onde houve um desequilíbrio e trabalhar para ajustar as falhas.

02 – Que características profissionais o Contador deve possuir no papel de Analista das Demonstrações Financeiras?

R: Conhecimento Básico de Contabilidade; Conhecimento de Técnicas de Análise; Atividade da Empresa; Políticas e Estratégias da Empresa; Perfil dos Administradores; Influência do ambiente interno e externo na empresa; Capacidade de Interpretação.

Para atuar nessa profissão, é necessário o curso de Ciências Contábeis, que engloba o conhecimento geral em Contabilidade, mas com ênfase em Ciências Atuariais, preparando profissionais para serem contadores de empresas de médio a grande porte, e também para trabalhar como atuário junto a seguradoras, fundos de pensão, bancos, instituições de seguridade social, prefeituras, administradoras de carteiras de investimentos, administradoras de planos de saúde ,entre outras.

03 – O que é importante se observar sob a ótica da Ética Profissional, e pronunciamentos do Conselho Federal/Regional de Contabilidade, no que se refere à atividade de Analista das Demonstrações Financeiras?

R- Sigilo sobre o que souber em razão do exercício profissional lícito.

Comunicar eventuais circunstâncias adversas que possam influenciar as decisões dos seus clientes.

Exatidão das informações.

04 – Porque as empresas necessitam de um Contador na atividade de Análise das Demonstrações Financeiras?

R - São os contadores que cuidam da gestão econômica de uma companhia, apuram os resultados, calculam impostos, entre outras tarefas, entretanto, mais do que números e burocracia, os contadores modernos falam de ética, flexibilidade e visão de futuro.

05 – Quais os indicadores mais utilizados na Análise das Demonstrações Financeiras?

Índices de Liquidez (Solvência)

Índices de Estrutura

Índices de Eficiência (Atividade)

Índices de Rentabilidade

Sistema DuPont de Análise

06 - A análise de Balanços tem sido muito usada na avaliação de concessão de créditos às pessoas físicas e jurídicas, dessa forma, muito eficaz é a utilização do “Cálculo do Fator de Insolvência”. Exemplifique o uso do respectivo cálculo para três empresas.

R- Calcular o fator de insolvência da empresa que permite classificar/diagnosticar o seu estado. O trabalho original prevê três categorias. Caso o fator de insolvência se situe entre 0 e 7 a empresa esta numa situação de solvência. Quanto mais seu índice aproximar o sete melhor estará a empresa. Caso o fator esteja entre 0 e -3 a empresa se encontra em uma situação instável e perigosa sendo que se torna mais adversa à medida que aproxima a -3. Se o fator estiver entre-3 e -7 a empresa esta na área de insolvência, com grandes possibilidades de abrir falência.

Fórmula: F1 = 0,05.x1 + 1,65.x2 + 3,55.x3 – 1,06.x4 – 0,33.x5

X1 = Lucro/PL /X2 = AC+ARLP/CT /X3 = AC- Estoques/PC /X4 = AC/PC

X5 = CT/PL

R. Natura Balanço 2010:

X1 = 0,59/ X2 = 1,87/ X3 = 0,03/ X4 = 1,34/ X5 = 1,07

Insolvência = 1,40

Tim Balanço 2010

X1 = 0,33/ X2 = 0,14/ X3 = 1,51/ X4 = 1,56/ X5 = 1,11

Insolvência = 3,59

Banco Bradesco Balanço 2004

X1 = 0,20/ X2 = 0,98/ X3 = 1,02/ X4 = 1,02/ X5 = 8,86

Insolvência = 1,24

07 – Considere as empresas selecionadas no item anterior e calcule:

a) A MARGEM DE LUCRO SOBRE AS VENDAS;

b) O GIRO DO ATIVO;

c) O RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO.

d) R.Natura:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com