TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Aniosn

Trabalho Universitário: Analise De Aniosn. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 7

Relatório de aula prática acerca das análises química qualitativa de caracterização de ânions. Paradoxalmente aos cátions, os ânions não são divididos em grupos bem definidos, devido as dinâmicas reacionais envolvidas. No entanto, é possível separá-los em grupos principais, com base na solubilidade dos sais de bário, cálcio, prata e zinco de cada ânion. A prática executada tem por objetivo demonstrar a funcionalidade dos reagentes e dos métodos utilizados para caracterizar os ânions disponibilizados (carbonato, tiocianato, cromato, nitrito, sulfato e cloreto).

Palavras chave: grupos de ânions; análise de ânions; análise química; química analítica; química qualitativa.

Report of practical class about the qualitative anions characterization chemical analysis. Paradoxically the cations, anions are not divided into groups well defined, due to the dynamic reaction involved. However, it is possible to separate them in main groups, based on the solubility of salts of barium, calcium, silver and zinc of each anion. The executed practice aims to demonstrate the functionality of reagents and the methods used to characterize the available anions (carbonate, thiocyanate, chromate, nitrite, sulphate and chloride).

Keywords: groups of anions; anions analysis; chemical analysis; analytical chemistry; qualitative chemistry.

INTRODUÇÃO

Os ânions, íons de carga negativa, são freqüentemente encontrados em ligação iônica com metais. Por estarem presentes em todos os compostos inorgânicos, são muito importantes e torna-se crucial aos profissionais da área química identificá-los corretamente.

Os ânions, ao contrário dos cátions, não são divididos em grupos sistemáticos nos quais há um reagente de grupo e a partir dos produtos dessa reação os cátions são identificados com reações específicas. No caso dos ânions, as reações já são diretamente as específicas, o que torna o processo mais suscetível a interferências, tendo em vista que podem ocorrer outras reações concomitantemente àquela(s) almejada(s). Entretanto, os ânions têm grupos principais, o que diminui o problema de interferências no processo analítico.

De forma breve, os ânions são classificados em classe A e B, as quais ainda recebem duas subdivisões, I e II. A classe A é pertinente aos compostos identificados por produtos voláteis obtidos em meio ácido, sendo o A-I os gases desprendidos com ácido clorídrico ou ácido sulfúrico - ambos diluídos - e o A-II os gases (ou vapores) ácidos desprendidos com ácido sulfúrico concentrado. Já a classe B diz respeito as reações de precipitação e de redox, sendo B-I a subclasse das reações de precipitação e B-II a subclasse das reações de oxidação e redução.

PARTE PRÁTICA

Para o ensaio analítico foram entregues amostras pré-preparadas aos alunos, com concentrações desconhecidas de sais contendo ânions para a caracterização.

Para o procedimento foram utilizados os materiais e reagentes listados nas tabelas abaixo.

Quantidade (un.)

Material

6

Tubo de ensaio

2

Pipetas graduadas de 10 mL

1

Estante para tubos de ensaio

1

Copo de béquer de 100 mL

1

Tripé

1

Tela de amianto

1

Pinça de madeira

1

Bastão de vidro

1

Bico de Bunsen

Tabela 1 - Materiais utilizados.

Reagentes

Amostra preparada A

Amostra preparada B

Amostra preparada C

Amostra preparada D

Amostra preparada E

Amostra preparada F

FeCl3 0,5 mol/L

NaF 0,1 mol/L

AgNO3 0,1 mol/L

H2SO4 0,5 mol/L

KMnO4 0,02 mol/L

BaCl2 0,25 mol/L

H2C2O4 0,5 mol/L

Tabela 2 - Reagentes utilizados.

METODOLOGIA ADOTADA

No ensaio analítico para a caracterização dos íons ânions das amostras, fez-se uma amostragem apenas (sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com