TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Custos E Rentabilidade De Produtos

Ensaios: Analise De Custos E Rentabilidade De Produtos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 2

Custo fixo

É claramente observado que não existem custos ou despesas que sejam eternamente fixos, podem sim serem fixos, dentro de certos limites de oscilação de atividade, mais esta variação não ocorrem de forma proporcionado, tendendo a subir em “degraus”. Por exemplo o custo fixo como a mão de obra de uma fabrica pode sofrer um aumento quando a fabrica atinge 50% de sua capacidade total. Vale observar que alguns tipos de custos podem sofrer alteração somente se houver modificação na capacidade produtiva como um todo.

Da mesma forma, se sua produção diminuir ou acabar seus custos e despesas fixas tendem a diminuir, mais não acabar, uma fabrica parada continua gerando despesas e custos fixos.

Custo variável

Em inúmeras empresas, os únicos custos realmente variáveis, são as matérias primas. Mesmo assim pode acontecer de o grau de consumo delas, não ser exatamente proporcional ao grau de produção.

Como em certas industrias que tem perda no processamento de matéria prima, quando o volume produzido é baixo, são altas, tendendo a diminuir percentualmente quando a produção cresce. Pode a mão de obra direta crescer a medida que se produz mais.

Custeio ABC

O sistema de custeio ABC permite melhor visualização dos custos através da analise das atividades executadas dentro da empresa e suas respectivas relações com os objetos de custos. Nele, os custos torna-se visíveis, e passam a ser alvos de programas para sua redução e de aperfeiçoamento de processos, auxiliando, assim, as organizações a tornarem-se mais lucrativas e eficientes.

O ABC determina que atividades consomem os recursos da empresa, agregando-as em centros de custos por atividades. O ABC permite ainda que se tome ações para o melhoramento continuo das tarefas de redução dos custos.

Neste sistema a atribuição dos custos indiretos são feitos em dois estágios. O primeiro é denominado de “Custeio das Atividades”, o segundo é denominado de “Custeio dos objetos”.

O ABC tem como fortes candidatas a sua implantação as organizações que utilizam grande quantidade de custo indireto no seu processo produtivo. Embora suficientemente simples, tem contribuído para melhorar sensivelmente a tradicional metodologia de analise de custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com