TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Demostrações Contábeis

Artigos Científicos: Analise De Demostrações Contábeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  1.824 Palavras (8 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 8

Gerenciamento de resíduos do McDonald’s

Resumo

Este artigo procura analisar o gerenciamento e reciclagem de resíduos da rede de fast food McDonald’s. A organização foi fundada em 1955, no estado de IIlinois e teve sua primeira loja inaugurada no Brasil no ano de 1979 e desde sua inauguração a loja conta com mais de 577 lojas no país. São apresentadas algumas práticas sustentáveis que a rede segue, desde a preocupação com o meio ambiente, adotando o uso dos 3 R’s até a coleta e separação de resíduos para reciclagem. Entre seus fornecedores o McDonald’s conta com um código de conduta para seus fornecedores não utilizarem mão-de-obra infantil e escrava na fabricação de seus insumos. Nota-se no artigo a preferência da marca por materiais recicláveis em todos os processos da loja, desde a fabricação de um sanduiche até a prestação de serviços ao público da loja.

O trabalho ainda aborda as etapas de gerenciamento de resíduos, começando pela separação destes, que pode ser feita por funcionários ou até mesmo por clientes, através de lixeiras que possuem separação para cada tipo de resíduos, as quais podem ser encontradas em algumas lojas da rede. Com a separação dos resíduos pode-se observar a classificação dos mesmos e sua destinação final, ponto crucial no processo de reciclagem.

Os resultados observados são a participação consciente da população e funcionários com a destinação correta dos resíduos.

Palavras-chave: Gerenciamento. Resíduos. Reciclagem. Meio Ambiente. Sustentabilidade.

Abstract

This article seeks to analyze the management and recycling of fast-food chain McDonald's. The organization was founded in 1955 in the state of IIlinois and had opened its first store in Brazil in 1979 and since opening the shop has over 577stores nationwide. Are some sustainable practices that the network follows from the concern with the environment, adopting the use of the 3 R's to the collection and separation of waste for recycling. Among its suppliers McDonald's has a code of conduct for its suppliers not to use labor, child labor and slave on its inputs. Note on Article preference brand of recyclable materials in all processes of store, from the manufacturing of a sandwich to the provision of services to the public store.

The work also covers the steps for waste management, starting with the separation of these, which can be made by employees or even customers, through which have separate bins for each type of waste, which can be found in some stores. With the separation of waste we can observe the classification and the final destination, the crucial point in the recycling process.

The results observed are the conscious participation of the population and employees with the correct disposal of waste.

1. Introdução

O Desenvolvimento Sustentável tem como característica principal a preservação de bens naturais como beneficio para a população atual, sem prejudicar a futura geração, desenvolvendo o trabalhando com equidade para todos. A classificação do desenvolvimento pode ser encontrada em três áreas: desenvolvimento sustentável, social e ambiental. O desequilíbrio ambiental, por conta do aquecimento global, é uma das barreiras que o desenvolvimento sustentável busca anular.

A destinação correta dos resíduos, feitas pelas empresas sócios ambientais, é uma das atitudes, que podem ajudar ou trabalhar junto com o desenvolvimento sustentável no combate à destruição do meio ambiente. Essa destinação deve ser feita, com a iniciação da coleta de resíduos das empresas envolvidas, através da contratação de empresas responsáveis pelas coletas. Resíduos que logo após ser coletados, passam pelo processo de separação, classificação e reciclagem.

O objetivo deste trabalho é analisar a importância do desenvolvimento sustentável junto com os impactos ambientais e o gerenciamento de resíduos da empresa McDonald’s. A empresa explorada no trabalho atua no mercado no ramo alimentício sendo outro ponto crucial do trabalho, a classificação dos resíduos. Será abordado também a participação da empresa na sociedade, se a empresa participa de algum projeto sócio ambiental, como proteção ao meio ambiente ou animal, e a coleta de resíduos do McDonald’s.

2. Perfil da Organização

McDonald’s é uma empresa do segmento alimentício, consideravelmente a maior rede do mundo, com atuação internacional no ramo de lanchonetes, conhecida mundialmente como a maior rede de fast food. A primeira loja foi fundada no mês de Abril do ano de 1955, no estado de llinois, nos Estados Unidos, possuindo lojas em mais de 118 países. Seu maior produto é considerado o lanche mais vendido no mundo, o número um, o sanduíche Big Mac.

A primeira loja do McDonald’s foi inaugurada no dia 13 de Fevereiro de 1979, no Rio de Janeiro, sendo a segunda loja instalada em São Paulo no ano de 1981. Desde sua primeira inauguração no país, a rede contou com mais de 577 restaurantes e 60 cafés, marca, e no ano de 2007 passou a ser operada pela Arcos Dourados, máster franqueada da marca McDonald’s, em toda América Latina.

O McDonald’s está entre as dez marcas mais importantes e valiosas do mundo. Outra característica forte da marca é sua extensa rede de franquias, onde pode-se encontrar diversas lojas franqueadas da marca, característica crucial para o crescimento da marca McDonald’s mundialmente.

3. Sustentabilidade Empresarial

3.1. Práticas sustentáveis do McDonald’s

O McDonald’s desenvolve no país vários compromissos com responsabilidade ao meio ambiente. A marca adota dentro de sua estrutura a política 3 Rs (Reduzir, Reaproveitar e Reciclar), esse processo é aplicado em toda sua cadeia de restaurantes, fast foods, da marca no mundo todo. Entre seus fornecedores a rede de restaurantes conta com um código de conduta para os fornecedores que de acordo com os responsáveis, o código inclui a não exploração de mão-de-obra infantil e escrava na fabricação de seus insumos, e em relação ao meio ambiente, o respeito às florestas tropicais e o cuidado com o bem-estar dos animais.

A marca ainda conta com a preferência de materiais recicláveis em todos os processos envolventes da loja, como, fabricação e prestação de serviços ao público da loja. Hoje, os resíduos da marca são considerados, um dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com