TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Empresas

Ensaios: Analise De Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A importância da análise SWOT, nas empresas é utilizada para analisar os pontos fortes e fracos de uma empresa.

No geral ela analisa quatro aspectos: Força, fraqueza, oportunidades e ameaças. Sendo que dois externos e dois internos, os dois aspectos internos são força e fraqueza, e dois aspectos externos que são as oportunidades e ameaças. Esta é uma metodologia bastante popular no meio empresarial.

Desenvolvimento

O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

A análise SWOT também conhecida no Brasil como FOFA ou FFOA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) .

A importância da análise SWOT de ambiente é fazer com que as empresas consigam enxergar suas oportunidades (investir) e ameaças (identificar), possibilitando a empresa atingir seus objetivos e metas.

Seu objetivo é fazer com que a empresa se posicione de maneira favorável a determinadas oportunidades do mercado e de forma a evitar ou eliminar as ameaças que recebe do ambiente.

Como ambientes externos alguns exemplos de ameaças e oportunidades: As oportunidades são características que indicam como a empresa pode continuar a crescer dentro do mercado como: mudança tecnológica, política, governamental e padrões sociais. Ninguém gosta de pensar em ameaças, mas temos que enfrentá-las, mesmo sendo um fator externo fora do nosso controle. A prevenção ajuda a reduzir os riscos e suas consequências. Alguns fatores de ameaças: Mudança política econômica como o aumento de juros, entrada de concorrentes com o mesmo perfil, diminuição do poder de compra dos clientes, comércio internacional, entre outros fatores.

já no ambiente interno, compõe os pontos fracos e fortes entre eles, força (capitalizar) e fraqueza (fortalecer).

Pontos fortes são as características positivas de destaque que favorece sua empresa como: marca conhecida e respeitada, produtos com qualidade superior a concorrência, presteza no atendimento e reclamações, pessoal competente e bem treinado.

Pontos fracos são características negativas que prejudica no cumprimento de sua empresa como: pessoal novo e mal treinado, falta de local para o estacionamento de clientes, ausência de recurso para pagamento via cartão de crédito, falta de integração entre departamentos e sessões.

Assim a empresa consegue ter uma visão de seus pontos fortes tentando ampliá-los, e de seus pontos fracos, o que nos dá a oportunidade de monitorá-los para que os mesmos não prejudiquem a estabilidade da empresa. Com a análise feita a empresa consegue nortear seus objetivos estratégicos de maneira eficiente e eficaz.

Os objetivos estratégicos da área de produção de qualquer empresa é garantir a satisfação de seus clientes internos e externos através de seus produtos e serviços.

Preços de venda

Além da análise SWOT, o empresário tem que ficar atento ao preço de venda de seus produtos ou de seus serviços oferecidos e também de seus concorrentes.

O preço de venda é um fator que influencia o cliente em suas decisões de compra, pois, em mercados com um grande número de concorrentes, as empresas precisam ter certeza de que estão oferecendo a melhor oferta sem perder o lucro.

A falta de informações da maior parte dos empresários proprietários de micro e pequenas empresas sobre seus custos e sobre o mercado em que atuam faz com que tenham dificuldades na definição do preço de venda. É comum encontrar empresas que, em situação de forte concorrência, adotam estratégias de baixarem preços sem nenhum critério e acabam incorrendo em prejuízos, inviabilizando o negócio.

Para fixar o preço de venda de suas mercadorias, de forma a assegurar a obtenção de lucro, o empresário deverá conhecer a importância da formação criteriosa de preços, bem como compreender sua estrutura. O empresário deverá analisar fatores como a demanda, a concorrência e os custos.

Determinar o preço de venda torna-se tarefa extremamente importante e constitui-se uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com