TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Investimento

Monografias: Analise De Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  2.222 Palavras (9 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 9

CARDENETA DE POUPANÇA

De todos os investimentos disponíveis no Brasil a caderneta de poupança de longe é o investimento mais popular. Alguns atribuem sua popularidade a sua grande simplicidade, e de fato não discordo. É a simplicidade da caderneta de poupança que faz dela a queridinha dos brasileiros, apesar de sua pouca rentabilidade.

A poupança foi criada pelo Decreto nº 2.723, de 12 de janeiro de 1861, que criou a Caixa Econômica inicialmente com o objetivo de arrecadar recursos das classes menos abastadas (segundo o site da Caixa).

Ela acaba funcionando como um convênio entre os bancos e o Banco Central. Como prova disso temos o fato de que a poupança é a mesma em todos os bancos. Ou seja, em qualquer banco que você abrir uma conta poupança as características serão as mesmas o que inclui a rentabilidade.

A rentabilidade da caderneta de poupança gira em torno de 5% mais TR, que é um índice que segue a variação média dos CDBs, menos um fator redutor estabelecido pelo Banco Central. Como disse no início, a rentabilidade da poupança (menos de 8% ao ano) é uma das piores do mercado de capitais. Ainda assim ela não deixa de ser vantajosa para grande parte das pessoas que insistem em investir suas economias na caderneta.

CDB (Certificado de Depósito Bancário)

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um título de captação de recursos emitido pelos bancos, que funciona como um empréstimo que você faz à instituição financeira, recebendo uma remuneração em troca. Ao final da aplicação, o valor investido é acrescido de juros.

O prazo para o resgate é definido pelo banco, mas o investidor pode retirar antes a sua rentabilidade sem prejuízos, se respeitar o prazo mínimo de aplicação, que varia de um dia a um ano, dependendo da remuneração desejada.

As taxas de rentabilidade podem ser pré-fixadas, pós-fixadas, flutuantes ou ter mais de uma base para remuneração, desde que o cliente obtenha a mais vantajosa:

• Títulos pré-fixados – O investidor já sabe na hora da aplicação quanto vai receber em juros.

• Título pós-fixados – A remuneração é definida depois do vencimento do título.

• Taxas flutuantes – Estão ligadas a um percentual de variação de um índice, normalmente o Certificado de Depósito Interbancário (CDI), mas também pode ser TR, TJLP ou inflação.

As aplicações em CDB podem ser feitas por qualquer pessoa que seja correntista de um banco e tenha dinheiro para investir. O prazo varia de 30 a 180 dias e o valor mínimo depende da modalidade disponível no banco. Geralmente, os bancos oferecem taxas maiores de acordo com o valor investido.

No CDB há incidência do Imposto de Renda, que varia de 15% a 22,5%, de acordo com o tempo investido, pago no resgate da aplicação. Não há taxa de administração. Se o valor ficar aplicado por menos de 30 dias, será cobrado o Imposto sobre Operação Financeira (IOF).

DEBÊNTURES

Debêntures são títulos que se ajustam às necessidades de captação das empresas e por serem flexíveis é hoje o mais importante instrumento para se obter recursos que as companhias brasileiras possuem.

É como um investimento em ações só que possui uma data certa para se converter as debêntures em dinheiro e ela são seguras pois a empresa que emite a debênture tem que garantir com patrimônio os títulos emitidos.

Desta forma empresas que pretendem comprar uma nova linha de maquinário, trocar a frota de veículos, ampliarem sua fábrica necessita de recursos financeiros e as debêntures são hoje uma das alternativas mais buscadas pelos empresários para se levantar recursos a médio e longo prazos e sem grandes riscos.

FUNDO DE INVESTIMENTO

Um fundo de investimento é, uma forma de aplicação financeira, formada pela união de vários investidores que se juntam para a realização de um investimento financeiro, organizada sob a forma de pessoa jurídica, tal qual um condomínio, visando um determinado objetivo ou retorno esperado, dividindo as receitas geradas e as despesas necessárias para o empreendimento. A administração e a gestão do fundo são realizadas por especialistas contratados. Os administradores tratam dos aspectos jurídicos e legais do fundo, os gestores da estratégia de montagem da carteira de ativos do fundo, visando o maior lucro possível com o menor nível de risco.

Dependendo do tipo de fundo, as carteiras geralmente podem ser mais diversificadas ou menos diversificadas, podendo conter ativos de diversos tipos tais como ações, títulos de renda fixa (CDBs), títulos cambiais, derivativos ou commodities negociadas em bolsas de mercadorias e futuros, títulos públicos, entre outros. Todo o dinheiro aplicado nos fundos é convertido em cotas, que são distribuídas entre os aplicadores ou cotistas, que passam a ser proprietários de partes da carteira, proporcionais ao capital investido. O valor da cota é atualizado diariamente e o cálculo do saldo do cotista é feito multiplicando o número de cotas adquiridas pelo valor da cota no dia.

TIPOS DE AÇÕES

As ações se diferenciam basicamente pelos direitos que concedem a seus acionistas.

No Brasil, elas estão divididas em dois grandes grupos: as ações Ordinárias e as ações Preferenciais. Ambos os tipos de ações devem ser Nominativas, ou seja, seu detentor é identificado nos livros de registro da empresa.

As empresas também podem emitir diferentes classes de ações e criar quantas classes quiser. Essas classes de ações recebem uma letra, conforme objetivos específicos.

A empresa pode, por exemplo, estabelecer em seu estatuto valores diferenciados de dividendos ou proventos especiais para cada classe de ação.

Uma ação PNA indica uma ação PN (Preferencial Nominativa) classe A. A classe A pode indicar que seja uma ação com dividendo mínimo, e classe B com dividendo fixo.

Ações PN

As ações Preferenciais Nominativas (PN) são aquelas que menos protegem o acionista minoritário, porque não lhe dá o direito de votar em assembléia e ainda, em caso de venda da empresa, não lhe garante o direito de participar do prêmio de controle (que nada mais é do que um valor maior pago ao acionista que detém o comando da empresa).

São ações típicas do mercado brasileiro. Não há ações com essas características em mercados mais desenvolvidos, como o americano, por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com