TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Investimento

Monografias: Analise De Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.027 Palavras (5 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório

No difícil mundo financeiro atual, existem vários tipos diferentes de risco, com os quais um investidor deveria estar familiarizado antes de selecionar uma opção de investimento. Além disso, cada ativo pode carregar um tipo de risco. Atualmente, a habilidade de distinguir os vários tipos de risco e associá-los com os potenciais efeitos no investimento é um fator decisivo no sucesso ou fracasso de um portfólio no longo prazo. Algo que a maioria dos investidores e especuladores lidam é com a necessidade de equilibrar o risco e o retorno. Como regra geral, quanto maior o risco associado a um investimento, maior será o retorno que se pode conseguir. Além desse, existem outros fatores que são necessários para determinar o grau de risco em relação ao retorno oferecido. Alguns fatores podem ser determinantes para aferir o risco em relação ao retorno. A Volatilidade é a subida ou queda de preço de um ativo financeiro. O que acontece é que os mercados estão sempre a avaliando o que está a acontecer para se conseguir uma estimativa do que vai acontecer no futuro. Isto significa que estas expectativas futuras podem fazer com que os preços subam ou desçam drasticamente. Estas variações enormes são o conceito básico de volatilidade.

O Risco, geralmente, tem uma conotação negativa, está sempre associado a uma perda ou prejuízo, mas a palavra risco também pode ser usada para algo positivo, como por exemplo, alguém exclamando que vai correr o risco de ganhar na loteria. Mas o que é o Risco? De um modo geral, a palavra risco é usada para calcular a probabilidade de um fato ocorrer. Existe uma diferença importante, que muitas empresas que empregam o gerenciamento de risco não conhecem: é a diferença entre Risco e Vulnerabilidade. Em geral, possuem um levantamento de vulnerabilidades, achando que possuem um levantamento de risco ou mesmo um programa de gerenciamento de risco. Vulnerabilidade é o levantamento ou determinação da severidade, sem quantificação da probabilidade de ocorrência. Em outras palavras, sabem que podem ocorrer prejuízos, mas não tem idéia das chances disto acontecer.

Investimento e Risco

Antes de investir é necessário saber que não existe investimento sem risco. Um investidor deve ter em mente que toda decisão deve ser tomada baseada em dois fatores: Risco e Retorno. Retorno do investimento pode ser definido como a riqueza gerada pelo investimento ou valor agregado gerado pelo mesmo. Melhores negócios são os de alto retorno e baixo risco, estes tipos de investimentos são raros, mas isto não quer dizer que não existam. Em qualquer tipo de investimento, existem diferentes tipos de risco que devem ser compreendidos para decidir se vale apena investir. O cálculo de risco pode ser definido como a tentativa de se medir o grau de incerteza na obtenção do retorno esperado em uma determinada aplicação financeira ou investimento realizado. Dessa forma, os investimentos podem ser classificados como de baixo, médio e alto risco. Geralmente, investimentos de baixo risco apresentam um maior nível de segurança ao investidor, mas em contrapartida costumam ter um retorno menor. Investimentos de alto risco, por outro lado, podem trazer um retorno mais alto, mas com um grau muito maior de incerteza, podendo até mesmo trazer prejuízos aos investidores. Investimentos que devem ser evitados a todo custo são os de alto risco e baixo retorno, este também existem e é muito fácil de encontra- los.

Tipos de riscos

Risco de Mercado - decorre das condições da economia, que podem fazer os juros, o câmbio, o preço das ações pode variar, para mais ou para menos, influenciando seu investimento de forma positiva ou negativa. Além disso, a capacidade de pagamento do emissor do título (ou o lucro desse emissor) também pode variar por conta das condições da economia, prejudicando seu investimento.

Risco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com