TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Investimento

Artigo: Analise De Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  5.418 Palavras (22 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 22

SUMÁRIO

1 CONCEITO DE INVESTIMENTO.........................................................................1

1.1TIPO DE INVESTIMENTO..............................................................................2

1.2 DEFINIÇÃO DO NEGOCIO............................................................................2

2. TAXA SELIC ....................................................................................................5

3. CALCULOS DA TIR E VLP..............................................................................6

4. INFLAÇÃO........................................................................................................9

5. ANALISE DE RISCO.......................................................................................11

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................14

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................................16

Etapa 1

1 CONCEITO DE INVESTIMENTO Muitos devem ter ouvido falar de investimentos ou análise de investimentos para entender melhor explicaremos durante o conceito! Mas afinal o que é um investimento? Investimento é um conceito originário do campo da Economia e que tem uma grande importância para as organizações. O Investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro. Investimentos são realizados por pessoas físicas, empresas e pelo governo. Em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva (instalações, máquinas, transportes, infraestrutura), ou seja, em bens de capital. O investimento produtivo se realiza a taxa de lucro sobre o capital supera ou pelo menos é igual à taxa de juros. Resumindo tudo isso, em poucas palavras é abrir mão de um bem de valor X, para obter posteriormente um retorno deste capital investido o valor Y.

Os tipos de investimentos: Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas basicamente dividem-se em três grandes categorias. Os tipos básicos de investimentos são: Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem estar social, não tem por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Alguns exemplos são: hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, dentre outros. (b) Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores, sendo esses os maiores geradores de empregos. Alguns exemplos são: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, dentre outros. c)Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas, e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Esse tipo de investimento normalmente estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem objetivo de gerar tanto bem estar para a sociedade quanto retorno monetário. Alguns exemplos são: Petrobrás e o Banco do Brasil.

1.1 Tipos de investimentos mais comuns no mercado:

Poupança - o mais conservador deles. Trata-se de um depósito que é remunerado hoje pela taxa de 6% ao ano mais a variação da taxa referencial, TR. Vale lembrar que esta aplicação é isenta de Imposto de Renda.

Ações - é como se fosse um pedacinho de uma empresa que você se torna sócio. Trata-se de um valor mobiliário de renda variável, emitido pelas companhias abertas, cuja remuneração é dada pela distribuição dos seus lucros. Não existe um valor mínimo para investir, isso varia em função do preço das ações que se deseja comprar. Para os iniciantes, uma boa pedida é participar do clube de investimento - várias pessoas contribuem com uma pequena quantia e acumulam mais recursos para investir.

Fundos de Investimento - é uma forma de investimento coletivo. Há várias classes de fundos, desde os mais conservadores que aplicam apenas em renda fixa, até os mais agressivos, que operam em vários mercados ao mesmo tempo.

CDB - título de renda fixa emitido por bancos que rende taxas de juros.

Debênture - valor imobiliário de renda fixa, emitidos pelas companhias abertas, cuja remuneração é dada pela taxa de juros fixada e pela variação de seu preço.

1.2 Loja de roupas feminina. Vendas dos seguintes produtos: calças, blusas e vestidos.•.

Fluxos de Caixa Relevante Os fluxos de caixa relevante, ou seja, aqueles que serão projetados e utilizados para analisar os investimentos das organizações, apesar de, a princípio, poderem ter quaisquer valores, dada a lógica dos negócios e empreendimentos, acabam por apresentar, em geral, um formato padrão.

Esse formato é composto basicamente por três partes em três partes: - Investimento inicial ou nos períodos iniciais: esse investimento pode ser tanto na forma de capital como na forma de bens. Como será uma saída no caixa deverá ter um sinal de negativo no fluxo de caixa. - Retorno de caixa do investimento: normalmente, após alguns períodos o projeto se torna rentável, gerando fluxos de caixa positivo para a empresa/investidor. - Valores residuais: normalmente são positivos ocorre no final do investimento, seja pela venda de algum ativo após sua utilização ou por vantagem tributária. Podem eventualmente negativos, por exemplo: como a obrigação de reflorestar determinadas áreas após retirar toda a madeira ou realizar gastos para compensar danos ambientais causados pelo investimento, o chamado “passivo ambiental”. Projetos únicos e projetos concorrentes. Os projetos podem ser basicamente de duas modalidades diferentes que definiram a abordagem da analise dependendo do tipo de projeto, são eles: 1) Projetos únicos: para quais não há alternativa, sendo nesse sentido “únicos”, portanto a decisão a ser tomada é se o projeto tem viabilidade ou não, ou seja, se será aceito e realizado ou se será descartado. 2) Projetos concorrentes: quais há alternativas, de modo que uma alternativa inviabiliza a outra, sendo assim, são “concorrentes”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com